Quarta-feira, 07 de março de 2007 - 18h59
SÃO PAULO - Em visita ao Brasil, Mike Zafirovski, presidente mundial da Nortel, disse que a empresa vai investir neste ano 100 milhões de dólares em pesquisas com WiMAX.
O valor representa o dobro do que vinha injetando em P&D nessa tecnologia. A decisão da Nortel foi a de se focar em WiMAX para a banda larga móvel, o chamado 4G. Com isso, a empresa acabou vendendo a sua divisão de 3G para a concorrente Alcatel.
Mike Z., como é conhecido, anunciou hoje uma parceria com a TVA para testar WiMAX em São Paulo (veja, aqui).
Além do WiMAX, os serviços e o SMB, o badalado mercado das pequenas e médias empresas, também estão no foco do plano de recuperação da empresa, que tenta retomar mercado após anos de queda. As ações começam a dar resultado: as vendas da Nortel cresceram 10,2% no último trimestre de 2006 e 8,9% em todo o ano. Segundo Mike K., pela primeira vez desde 1998 a Nortel apresentou um cash flow positivo.
No mês passado, a empresa anunciou que nos próximos dois anos vai cortar mais 2.900 empregos no mundo, ou 8,5 por cento de sua força de trabalho. "Hoje não somos uma tremenda companhia, mas temos planos de retomar essa posição", disse.
A Nortel não tem planos de fazer grandes aquisições, ao contrário do que os concorrentes têm feito. "Fiz sete aquisições na minha carreira. A maioria desses negócios não funciona na prática", afirmou o presidente. Segundo ele, é extremamente complexo fazer um bom trabalho de integração das empresas.
0 comentários:
Postar um comentário