quarta-feira, outubro 04, 2006

Dez dicas para comprar um notebook usado

Por João Loes

Na hora de comprar um laptop usado, o usuário deve tomar uma série de cuidados. Para simplificar este processo, o WNews perguntou a quatro lojas especializadas na venda de computadores portáteis a que detalhes o consumidor deve ficar atento. As dicas dadas pelos profissionais vão desde uma avaliação minuciosa da carcaça do aparelho até a cuidados na avaliação da bateria e da tela de cristal líquido - ambas bastante sensíveis ao uso. Confira as dez dicas.

Só saia em busca de um notebook usado depois de saber o uso que será dado ao aparelho
“É fundamental, não só na compra do computador usado, que o usuário adquira um produto que atenderá às suas expectativas”, explica Darci Polastre, gerente de vendas da Abitron Oth. “Senão vai ter que comprar duas vezes”, brinca. Informar-se quanto às características técnicas do dispositivo e as exigências dos programas que serão rodados na máquina são algumas das coisas às quais o consumidor deve estar atento.

Exija nota fiscal e informe-se sobre a procedência do notebook
“A garantia de três meses do produto semi-novo é assegurada pela nota fiscal”, esclarece Carolina Santana, do Planeta Notebook, loja de computadores portáteis novos e usados do Rio de Janeiro. “Mas muitas vezes a nota foi perdida pelo antigo dono do dispositivo”, explica Felipe Sayegh, administrador dos classificados online Compusado. Nestes casos, o administrador lembra que é fundamental que o usuário busque informações sobre a procedência do equipamento por meio de informações sobre o primeiro dono e sobre os usos dados ao dispositivo.

Se não houver nota fiscal, guarde um comprovante da compra que, em alguns casos, dá direito à garantia
“Aqui na Casa do Notebook, a gente pode emitir uma nota de consignação ou um termo de compra – ambos asseguram um mês de garantia”, explica Daniela Barreto, responsável por parte da administração da empresa. “A garantia oferecida em ambos os casos cobre apenas defeitos do equipamento que não foram causados por mal uso”, completa.

Teste o produto na hora da compra
Todas as lojas contatadas permitem que o usuário teste o aparelho antes de adquiri-lo. Mesmo oferecendo produtos para compra online, os representantes das empresas não cansam de lembrar da importância do teste na hora da compra. “Testamos tudo na frente do cliente”, explica Barreto, da Casa do Notebook. “É fundamental ligar o notebook para usar e testar suas funções antes da compra”, reforça Carolina Santana, do Planeta Notebook.

Atente-se ao desempenho da bateria, que não está incluída na garantia
Nenhuma das garantias oferecidas pelos estabelecimentos consultados cobre as baterias dos notebooks. De acordo com eles, é impossível garantir o desempenho destes dispositivos já que com o tempo e o uso, boa parte deles perde autonomia. “De novo, entra a questão das necessidades do usuário”, lembra Darci Polastre, da Abitron Oth. “Se o consumidor não vai usar a mobilidade do laptop, não há problema em comprar um dispositivo com uma bateria comprometida”. Um exemplo seria um consumidor que compra o computador portátil apenas para economizar espaço na mesa. “Já o usuário vai usar o computador em trânsito deve atentar-se a este detalhe”, completa.

Exija fonte de energia e qualquer tipo de documento disponível
Muitas vezes, os antigos donos não guardam manuais, CDs para o restauro das configurações originais e outros equipamentos que acompanhavam o computador portátil quando ele saiu da caixa. Mas as lojas consultadas são unânimes – a fonte de energia é o mínimo que deve ser entregue ao comprador que opte por um computador portátil usado. Todos os outros equipamentos que originalmente acompanhavam o dispositivo, caso estejam disponíveis, devem ser entregues ao novo dono.

Atente-se à carcaça, que entrega eventuais descuidos do antigo dono
Na hora de comprar o laptop, vale a pena dar uma olhada nas quinas do dispositivo, bem como em partes mais expostas e possíveis de se quebrarem com o tempo – molas dos botões que liberam a abertura do dispositivo, dobradiças, encaixes de cabos, entre outros. Arranhões na carcaça, quando não comprometem o funcionamento do laptop, podem ser usados como argumento para uma pechincha. Portanto, atenção ao aspecto da máquina como um todo.

Vistorie a tela em busca de falhas
“O consumidor deve lembrar de procurar falhas na tela do notebook – displays com pontos luminosos que exibem cores que não condizem com a imagem apresentada devem ser evitados”, explica Felipe Sayegh, administrador da Compusado, “O megapixel aceso – identificável como ponto luminoso – pode ser sinal de uma falha no mecanismo da tela LCD como um todo, o que pode levar a um problema mais sério com o display em pouco tempo”, completa.

Avalie a vida útil do aparelho
“Por meio das configurações, o usuário deve conseguir avaliar quanto tempo, em média, ele ficará com o notebook”, explica Sayegh, da Compusado. Trata-se de vida útil do aparelho, que deve ser avaliada e pesada na hora da compra – afinal, vale a pena gastar um dado valor por um computador que terá de ser trocado muito em breve? Ou é melhor economizar um pouco mais para comprar um outro dispositivo com maior vida útil? Esta questão deve ser avaliada e de certa forma, dialoga com o primeiro item das dicas.

Compre o dispositivo em local confiável
Nesse quesito, os profissionais também foram unânimes: o consumidor deve optar por locais que prestem algum tipo de assistência pós-venda e tenham reconhecimento no mercado. Assim, a o comprador fica menos exposto a produtos de origem duvidosa.

Fonte: WNews

0 comentários:


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons