da Folha Online
A Positivo Informática, empresa que lidera as vendas de computadores no Brasil, vai abrir o capital e lançar ações em Bolsa.
Segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa pediu na última sexta-feira registro de companhia aberta para realizar oferta pública de novas ações. Esse é o primeiro passo para a negociação dos papéis no mercado.
O grupo paranaense Positivo nasceu há mais de 30 anos como uma empresa de educação (atualmente tem colégios, cursinhos, escolas de língua e faculdades), mas hoje também produz bens de informática (venda de computadores) e edita livros (principalmente didáticos).
A Positivo Informática, que vai abrir o capital, vendeu 161 mil computadores (desktops e laptops) apenas no primeiro trimestre deste ano, o que lhe garantiu a liderança do setor no Brasil, segundo a consultoria IDC.
No ano, a empresa planeja vender 700 mil computadores, contra 23 mil em 2003. Se alcançar esse percentual, a empresa terá 10,8% do mercado brasileiro de informática.Segundo o IDC, 6,5 milhões de computadores devem ser vendidos neste ano no país, o que representaria uma alta de 18% sobre o ano passado.
Com a fabricação máquinas mais baratas que de outras empresas multinacionais, a Positivo conseguiu conquistar clientes da classe B e C que há alguns anos não consumiam computadores.
Assim como outras empresas do setor, a Positivo também foi beneficiada pelo pacote de incentivos divulgado pelo governo federal no ano passado, que isentou de PIS e Cofins os computadores de até R$ 2.500, além de liberar várias linhas de crédito para o consumo desses bens por meio de bancos públicos.
Com o dinheiro levantado com a venda de ações, a Positivo espera financiar sua expansão sem elevar demais o endividamento do grupo.Procurada, a assessoria de imprensa da Positivo somente confirmou a oferta, mas informou que não vai se manifestar sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário