terça-feira, outubro 10, 2006

Lista de serviços do Google

Para aqueles que desejam saber, todos os serviços que o Google disponibiliza, é só da uma olhada abaixo.

Lista de ferramentas e serviços do Google
Serviços de busca Blog Search | Book Search | Catalogs | Directory | Froogle | Groups | Imagens | News | Scholar | Code | Video | Pesquisa na Web
Aplicações Web Analytics | Answers | Base | Blogger | Calendar | Co-op | Finance | Gmail | Maps (Moon · Mars) | Notebook | Orkut | Page Creator | Reader | Translate | Writely | YouTube
Aplicativos para computador Desktop | Earth | Talk | Toolbar | Pack | Web Accelerator | Hello | Picasa | SketchUp
Outros AdSense | AdWords | Checkout | Labs | Mobile | Sitemaps | SMS | Trends | Zeitgeist | Code | Googlar

Ninguém bate escola pública em TI

Campus da Unicamp: base forte, em vez da linguagem da hora

Falta verba, mas sobram cérebros. Cérebros brilhantes. Depois de quase dez anos de rankings INFO sobre as melhores faculdades de tecnologia do país, não há dúvida: os cursos das universidades públicas federais ou estaduais são hoje, como no passado, de longe, os melhores. Sem qualquer competição à sua altura.

No ranking deste ano de graduação, não deu outra: os dois primeiros lugares ficaram com a Unicamp, uma veterana campeã das nossas listas, com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Em terceiro e quarto, a Ciência da Computação da Federal do Rio Grande do Sul e da USP de São Carlos. Em quinto, deu Poli, com Engenharia da Computação. A primeira faculdade privada a dar as caras na lista só surgiu em décimo-sexto lugar, com a PUC do Rio.

O que isso quer dizer? Que a despeito da multiplicação desenfreada de faculdades privadas de tecnologia por toda parte, as ilhas de excelência continuam nas escolas públicas. Uma exceção notável é a pós graduação da PUC do Rio, que sempre está na lista de chegada, e este ano ficou no ranking de pós em segundo lugar. Esses resultados mandam um recado para as escolas privadas da área de TI: subam o nível, fellows.

Fonte: Blog Sandra Carvalho

YouTube fecha acordo com redes de TV e gravadoras

Reuters

NOVA YORK - O popular site de vídeos YouTube anunciou novos acordos com três grandes grupos de mídia. O site assinou contratos de distribuição de conteúdo com as gravadoras Universal Music Group e Sony BMG e com a rede de televisão americana CBS.

O acordo com o Universal Music Group encerra disputa pública sobre a proteção online de direitos autorais de artistas. A gravadora controlada pelo conglomerado francês de mídia Vivendi oferecerá aos usuários do YouTube acesso a milhares de vídeos de seus arquivos e permitir aos visitantes do site a incorporação de músicas de seu catálogo em vídeos dos internautas.

Com isso, os artistas da gravadora serão compensados não somente pela exibição de seus videoclipes como também pelo uso de suas músicas em vídeos criados pelos usuários do YouTube.

O acordo com a CBS oferece aos usuários do YouTube uma variedade de vídeos curtos da programação da rede, incluindo noticiários, esportes e entretenimento e vale a partir deste mês. O site e a emissora americana vão compartilhar receitas de anunciantes dos vídeos da CBS. Já o contrato assinado com a Sony BMG oferecerá aos internautas usuários do YouTube uma variedade de vídeos dos arquivos da gravadora.

Os anúncios seguem-se à parceria semelhante anunciada em setembro entre o site e a gravadora Warner Music Group.

Google fecha acordo com Sony BMG e Warner Music

Reuters

NOVA YORK - O líder nas buscas na internet, Google, anunciou nesta segunda-feira que assinou acordos de distribuição de conteúdo com as gravadoras Sony BMG e Warner Music Group para oferecer videoclipes a seus usuários.

Os acordos com duas das principais gravadoras do mundo seguem contratos semelhantes acertados pela Universal Music Group e pela Sony BMG com o popular site de vídeos YouTube. O site é alvo de rumores de que está negociando ser comprado pelo Google por cerca de US$ 1,6 bilhão.

A Sony BMG é uma joint-venture da Sony com o grupo alemão de mídia Bertelsmann. A Universal Music Group é controlada pelo conglomerado francês de entretenimento Vivendi.

Objetivo: trabalhar no exterior

Conseguir trabalho em TI no exterior não chega a ser um bicho de sete cabeças nem possibilidade restrita aos experts. Mas exige foco e disposição para garimpar oportunidades.

A ordem de não dispersar vale especialmente para o leitor de 26 anos, que faz cursos de Sistemas de Informação e de inglês, trabalha como programador e sonha um dia ir para o exterior. Pensando nisso, na faculdade, ele desenvolve um projeto para a Dinamarca, mas que toma muito de seu tempo. O que seria melhor fazer?

Vamos avaliar as atividades dele, priorizando a meta de trabalhar com TI no exterior. A graduação em Sistemas de Informação, nem se discute, é fundamental para alcançar o objetivo. Nenhuma boa empresa emprega profissionais sem graduação.

O curso de inglês também é importante, mas pode ser temporariamente interrompido, para ceder tempo a outra atividade, como o projeto que ele desenvolve para a Dinamarca.

Mas é preciso avaliar a relevância do projeto. O sistema que está em desenvolvimento é inovador? Inclui tecnologias ou métodos inovadores? Se for algo feijão-com-arroz, que muita gente domina e não signifique um upgrade de conhecimentos, é melhor que ele se concentre nos estudos.

Em paralelo, é importante ir pavimentando o caminho em direção ao exterior. Envolver-se em fóruns internacionais de programadores é uma boa opção. Assim, ele fica sabendo das novidades, troca informações, faz contatos e treina seu inglês.

É bom lembrar que foi por meio da participação em fóruns que o brasileiro Marcelo Tosatti recebeu o convite de Linux Torvalds para cuidar do kernel estável do Linux.

Outra possibilidade são os intercâmbios e os estágios remunerados no exterior. Há um mar de oportunidades aí. Para conseguir a melhor, vale colher informações em sites como o Universia e o da Central de Intercâmbio.

Não se deve esquecer de ver as possibilidades de estágio no exterior também na faculdade. Algumas instituições de ensino possuem departamentos especiais para cuidar disso e até convênios com alguns países.

Fonte: Blog: Lúcia Reggiane

Google anuncia compra do YouTube por US$ 1,6 bi


Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte: InfoExame


segunda-feira, outubro 09, 2006

Renault apresenta Twingo conceitual com dois docks para iPods

O salão automotivo Paris Auto Show 2006 (também conhecido como Mondial de L'Automobile) foi o palco escolhido pela também francesa também francesa Renault para revelar o modelo conceitual do Twingo, carro que também é montado no Brasil.

Por fora, o que chama a atenção nesse carrinho para lá de high-tech é o seu amplo teto solar. Mas é em seu interior que seus verdadeiros tesouros estão. Além de contar com um monitor LCD colorido de 12 polegadas instalado no painel, seu console vem com dois docks para iPod.

Para quê tudo isso? Se você e seu amigo, ambos com seus iPods, resolverem fazer um set com as músicas nele armazenadas, sem problemas: basta encaixá-los nos docks e ligar o mixer embutido. Quer ouvir a "sonzeira" sem incomodar os transeuntes? É só colocar os fones de ouvidos que vêm instalados nos bancos do carro, que também possuem mini-alto falantes direcionais embutidos.


Fonte: TECHGURU

iLive oferece aparelho com rádio, toca-DVDs e dock para iPod

Mais um produto para figurar na lista de equipamentos que tornam o iPod ainda mais legal acaba de ser apresentado. Feito pelo fabricante especializado nesse tipo de gadgets, ele é o Home Docking System, um aparelho que reúnde as funções de toca-DVDs, rádio AM/FM e dock para iPod.

Além disso, é possível tocar CDs em seu drive de DVDs. Além disso, conta com saída de vídeo tipo AV (ou RCA), o que permite ligar o equipamento a um aparelho de TV convencional. Junte isso tudo a um controle-remoto e você terá o que há de mais completo no que se diz respeito a acessórios para iPod.

Falando nisso, o fabricante afirma que o Home Docking System é compatível com todos os modelos de iPod, incluindo o iPod Photo, nano e até o econômico shuffle - que ainda tem sua bateria carregada. Seu preço é US$ 160.


Fonte: TECHGURU

Vídeo de 15 minutos esmiúça player de mídia digital da Microsoft

São Paulo, 06 de outubro de 2006 – Um vídeo de pouco mais de 15 minutos produzido pelo blog Microsoft 10 esmiúça as funções do Zune – player de mídia digital da empresa – e responde algumas dúvidas que ainda restavam do aparelho. As limitações da tecnologia Wi-Fi, por exemplo são abordados bem como assuntos relacionados à atualização de firmware e a inclusão de novas funções ao dispositivo.

No que se refere à tecnologia de compartilhamento via Wi-Fi está claro (a partir dos 13 minutos) que vídeos não poderão ser compartilhados e que o aparelho não terá capacidade para conectar-se à redes Wi-Fi para ter acesso à Internet ou a computadores com tecnologia Wi-Fi para fazer a transferência sem fio de músicas, vídeos e imagens.

Com isso, elimina-se a possibilidade de se adquirir música direto do player. Matt Jubelirer, representante do Zune Team, argumenta, porém, que atualizações no software do aparelho, com o tempo, podem trazer novas funções ao dispositivo. “Todas as idéias para novas funções, principalmente aquelas ligadas a utilização da tecnologia Wi-Fi, serão cuidadosamente avaliadas”, explicou o representante, que não descarta incluir novos recursos em atualizações de firmware.


Fonte: TECHGURU

Suporte a Windows XP SP1 termina dia 10

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte: Info Exame

Ubisoft aposta no Wii para superar Electronic Arts

Em entrevista à agencia de notícias Reuters, Laurent Detoc, presidente da Ubisoft para a América, disse que o objetivo da companhia é superar a Electronic Arts, a maior companhia multiplataforma de games do mundo.

Para isso, a companhia de origem francesa aposta no Wii, console de nova geração da Nintendo. Pretende colocar no mercado, na época de lançamento do console, oito jogos para ele. Com isso, pretende pilar da quinta para a quarta posição nos Estados Unidos. Mas a diferença para a Electronic Arts é bem grande. No último ano fiscal, a gigante americana teve renda bruta de US$ 2,95 bilhões, enquanto a Ubisoft registrou US$ 689 milhões.

"É improvável que o Wii não tenha sucesso. O fator curiosidade ajudará a Nintendo e isso fará as pessoas comprarem por impulso", acredita Detec.

O Wii será lançado em 19 de novembro nos EUA por US$ 250.
Fonte: Uol Jogos

Google negocia compra do YouTube por US$ 1,6 bilhão

da Folha Online

A Google está em negociação para adquirir o site de vídeos online YouTube pelo valor de US$ 1,6 bilhão, de acordo com o jornal "The Wall Street Journal".

A discussão ainda está em estágio inicial mas poderia ser finalizada em breve, segundo uma fonte ligada à negociação. Rumores da negociação já foram noticiados anteriormente pelo blog TechCrunch.

Um porta-voz do YouTube seria procurado para comentar o assunto, segundo o jornal. Um porta-voz do Google declarou que a empresa "não comenta rumores de especulação".

Fonte: Folha Online

Máquinas de cartão de crédito invadem igrejas americanas

da France Presse, em Washington

Fazer doações na igreja deixando dinheiro numa cestinha pode virar coisa do passado caso Marty Baker, um pastor americano, consiga implantar seu novo método: caixas automáticos que aceitam o cartão de débito ou de crédito dos fiéis.

Baker, pastor do estado da Geórgia, teve a idéia divina de coletar dinheiro para sua igreja usando o que ele chama de "caixas de doação", que permitem que os fiéis sejam generosos com sua congregação sem precisar botar a mão no bolso e mexer no dinheiro em espécie.

A idéia virou um sucesso na igreja comunitária protestante de Stevens Creek e outras paróquias do país estão ansiosas por se adaptar a essa nova tecnologia religiosa. "Acho algo muito conveniente", afirmou o pastor de 45 anos. "Nossa cultura vive com um cartão de crédito à mão, por isso é conveniente usar de comodidade para que as pessoas possam servir ao Senhor."

O religioso contou que a idéia do caixa eletrônico surgiu há alguns anos, quando sua igreja tentava reunir dinheiro para construir um anexo. "Pensei um pouco e vi que não carregava dinheiro na carteira e sim um cartão de crédito", disse. Assim nasceu o primeiro "caixa da doação' de Stevens Creek, em março de 2005, coletando 100 mil dólares dos fiéis. Uma segunda máquina foi colocada na entrada da igreja.

"Tem sido um sucesso e esperamos recolher cerca de 200 mil dólares", disse Baker. "Não se trata apenas de coletar dinheiro e sim de ser progressista para nos conectarmos com nossa cultura". Os doadores que usam os caixas obtêm um recibo com citações bíblicas e também têm direito a pontos ou milhas aérea em seus cartões.

Penny Oates, membro da congregação de Baker, acha o método muito conveniente. "É maravilhoso. Muito simples e fácil de usar", afirmou. Baker indicou que sete igreja do país, todas protestantes, já compraram seus caixas e há muitas outras interessas.

As máquinas custam entre 2 e 5 mil dólares, de acordo com o modelo, fora os 50 dólares mensais de taxa de serviço. O pastor fez questão de esclarecer que as igrejas que não gostarem da idéia de ver seus fiéis endividados com cartões de crédito em nome de Deus podem optar apenas pelos cartões de débito.

Também negou as críticas de que está enriquecendo às custas de sua idéia, indicando que a companhia que o ajudou a criar, a Automated Giving Solutions, é administrada por sua esposa. "Acho que a Bíblia nos incentiva a sermos trabalhadores. A Bíblia fala sobre investimento, sobre trabalho duro. Diz que todo trabalho duro traz benefícios", concluiu.
Fonte: Folha Online

Blogs driblam restrições da ABC e esquadrinham "Lost"

da Folha Online

Os blogs driblam as restrições da rede norte-americana ABC e conseguem publicar praticamente tudo sobre a série "Lost", cuja terceira temporada começou na última quarta-feira nos EUA, sem previsão de estréia no Brasil pelo canal pago AXN.

Até a divulgação de imagens sobre a série é dificultada pela ABC para meios de comunicação fora dos EUA. O site da rede de TV (www.abc.com) impede que internautas fora dos EUA vejam a íntegra do primeiro episódio da terceira temporada.

O blog "Lostdownload.blogspot.com" dá dicas de como furar esse bloqueio, baixando programas de compartilhamento de arquivos e até legendagem.

Outro blog em português bastante famoso é o "Dude! We Are Lost!", cujo nome remete à expressão preferida do personagem Hurley, vivido pelo ator norte-americano Jorge Garcia, de origem chilena. O blog traz imagens, links para vídeos e "spoilers" (informações antecipando o que vai acontecer nos episódios).

Vale a pena navegar também pelos links favoritos indicados pelos blogs, que fazem o internauta descobrir outros caminhos para se manter informado sobre o seriado.

Em inglês, o site TV.com reúne bastante informações sobre todos episódios, abrindo espaço para fórum de discussões, como já ocorre na página dedicada à estréia da terceira temporada. Há ainda a página da publicação "TV Guide".

A julgar pelas citações em blogs e sites de fãs, estão entre as fontes de maior incidência de detalhes sobre "Lost" a colunista Kristin Veitch, do site do canal "E!", e Michael Ausiello, do "TV Guide".

A procura dos fãs por informações é tanta que, em alguns casos, os sites sofrem pane. Foi o que ocorre na quinta-feira com o site Lostbrasil.com, que ficou fora do ar devido ao "grande número de visitas". Mantido por fãs do seriado, o site fornece legendas dos episódios de "Lost".

Fonte: Folha Online


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More