sexta-feira, outubro 27, 2006
Email Oficial do Convergência News
Sincronizando Legendas Externas
Para descobrir como fazer isso, detalhadamente, acesse o site de Luciano Marinho, ali você encontrará todas as dicas sobre este assunto.
Fonte: Luciano Marinho
Empresa não pode monitorar e-mail pessoal e MSN
SÃO PAULO – Monitorar contas pessoais de e-mail de funcionários, bem como o conteúdo de conversas em comunicadores instantâneos como MSN, Google Talk ou Yahoo! Messenger é considerado uma invasão de privacidade pela Justiça do Trabalho e pode gerar punições para a empresa.
A interpretação da lei, defendida por advogados trabalhistas, garante a privacidade do uso destas ferramentas por trabalhadores, mesmo quando usam PCs e conexão do empregador.
Conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), no entanto, a privacidade do trabalhador só se aplica a contas pessoais. Comunicadores e e-mails corporativos podem ser vigiados e, portanto, o conteúdo das mensagens neles contidos pode ser usado como prova em casos de demissão por justa causa e processo trabalhista.
Em julho deste ano, o TRT paulista tomou decisão em favor da empresa, quando uma ex-empregada da Nestlé acusou o empregador de violar sua correspondência eletrônica e, com base em informações trocadas por e-mail, demiti-la.
Na ocasião, os juízes da 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) negaram o pedido de indenização da trabalhadora. Para a Justiça, o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho, que pertence à empresa e não ao funcionário, o que justificaria o direito da empresa de monitorar estas contas.
A ex-funcionária foi acusada de repassar informações corporativas a outros colaboradores que não deveriam ter acesso a tais dados e, por isso, demitida por justa causa.
A decisão levou em conta que a funcionária tinha conhecimento da política interna de uso dos e-mails corporativos, que a proibia de repassar informações restritas a colegas não autorizados. A Justiça entende que é dever da empresa informar seus colaboradores sobre a política interna da companhia.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Fonte: InfoExameEsse Office você não viu
SÃO PAULO - Prometida para janeiro, a versão 2007 da suíte traz interface mais amigável e incontáveis aperfeiçoamentos. Mas vai valer a pena fazer o upgrade?
Depois de anos com pequenas mudanças na interface — a rigor, a base visual do Office 2003 é a mesma desde a versão 97 —, o Office 2007 vai trazer expressivas mudanças nas formas de se trabalhar com os aplicativos da suíte. Previsto para chegar ao mercado no início do ano que vem, a suíte de escritório da Microsoft encontra-se ainda na versão beta 2, em inglês. INFO realizou uma análise detalhada dos principais produtos do pacote, no estágio em que se encontram. Os resultados dessa análise estão no texto a seguir. Primeiro, damos um passeio geral nas modificações comuns introduzidas em todos os principais programas. Depois, fazemos incursões específicas no Word, no Excel, no PowerPoint e no Access.
ADEUS, MENU
Definitivamente, não existe mais a já tradicional combinação de barra de menus e barras de ferramentas. No lugar dos menus aparece the Ribbon, um painel que substitui os menus e as barra de ferramentas. Ribbon, em inglês, é faixa, fita, barra. Não se sabe como será o nome em português. Essa barra é semelhante às paletas de comando usadas hoje em programas gráficos, como o Photoshop. Na verdade, além de substituir os menus e as barras de ferramentas, há nas abas também um pouco das caixas de diálogo. Os títulos das abas ficam mais ou menos onde se localizavam os menus. Mas onde antes se lia a seqüência Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar etc., agora se lê Home, Insert, Page Layout etc. Mesmo sem saber os nomes dessas alternativas em português, é fácil perceber que elas não são mais a conhecida série Arquivo, Inserir, Editar etc.
ACESSO RÁPIDO
Na extremidade esquerda da barra de título do programa, encontra-se a barra de acesso rápido. Como padrão, esse conjunto de botões contém ícones com os comandos Salvar, Desfazer e Imprimir Rápido (Quick Print). Essa barra pode ser personalizada com a adição ou remoção de botões. Também pode ser posicionada abaixo da faixa de comandos (ribbon). Usuários do Office devem estranhar a referência ao comando Imprimir Rápido. Na verdade, só o nome é novo. Trata-se da operação disparada pelo botão da impressora localizado na velha barra de ferramentas Padrão: clicou, imprimiu. O outro comando Imprimir é aquele que abre uma caixa de diálogo com opções de impressão.
NOVO MENU ARQUIVO
Sob a aba Home da Ribbon, estão todos os itens de uso mais comum. Correspondem, mais ou menos, aos itens que ficavam na antiga barra de ferramentas Formatação. Os comandos, que ainda lembram as barras de ferramentas, estão divididos em blocos associados a fontes, parágrafos (no Word), células (no Excel), estilos e edição. De cara, sente-se falta de alguns comandos, antes alojados no menu Arquivo ou na barra de ferramentas Padrão. Todos eles (Novo, Abrir, Salvar, Imprimir, Fechar) residem agora no novo menu Arquivo, que se abre com um clique no ícone do Office, no canto esquerdo superior da tela. O menu Arquivo, versão 2007, é uma janela pop-up e contém um botão de acesso ao quadro de opções do programa, correspondente à janela de diálogo a que se chegava pelo comando Ferramentas > Opções. Em vez de orelhas, essa central de configuração contém um menu vertical à esquerda e, à direita, os itens a ser alterados.
PREVISÃO AO VIVO
Em alguns casos, como nos comandos para definir o estilo de parágrafo no Word, o estilo é exibido no texto, como exemplo, apenas com o passar do cursor sobre o comando. Trata-se de uma novidade interessante chamada Live Preview — previsão ao vivo. Assim, antes de confirmar uma opção, o usuário visualiza os seus efeitos in loco. De forma idêntica, as opções de estilos para editar imagens inseridas no texto também são demonstradas antes no Word, no Excel ou no PowerPoint. A mesma antecipação ocorre com vários outros comandos. Esse recurso, vale citar, já existia há anos no WordPerfect, da Corel.
MENU DE CONTEXTO
Outra mudança de destaque ocorreu no menu de contexto. Clique com o botão direito numa área de texto de um documento do Word, do Excel ou do PowerPoint. Surgem opções que combinam partes da antiga barra de ferramentas Formatação com o menu de contexto. Desse modo, a maioria dos ajustes pode ser feita rapidamente, sem a abertura de outras janelas.
Na barra de status, existe agora um controle deslizante que governa o zoom. Não é preciso mais digitar uma porcentagem: basta arrastar a ferramenta com o mouse. A barra de status também pode ser configurada. Clique nela com o botão direito e faça o programa exibir ou ocultar uma série de comandos ou informações.
CONSISTÊNCIA
A tendência geral da nova interface do Office é deixar os comandos mais visuais e mais fáceis de entender antes mesmo de aplicá-los. A interface é também mais consistente. No Word 2003, por exemplo, aciona-se Formatar > Tema para incluir na página um plano de fundo e estilos. No entanto, para definir tamanho, orientação e outras propriedades da página, é preciso ir a Arquivo > Configurar Página.
O Office 2007 tenta acabar com esses desencontros. Na aba Page Layout estão reunidos todos os itens que definem o jeito da página. O bloco Temas é uma subdivisão dessa barra. Há também um bloco para o plano de fundo da página, incluindo a opção de marca-d’água. A barra Page Layout tem ainda uma área chamada Arrange (disposição). Num documento de puro texto, essa área aparece desativada. Mas, quando há uma imagem, basta selecioná-la para que os comandos fiquem ativos. Ali se define a posição da figura em relação ao texto.
ABAS OCULTAS
As abas da ribbon não se resumem àquelas inicialmente visíveis. Quando se seleciona uma imagem, por exemplo, aparece outra aba: Format Picture Tools. Clique nela e a barra apresenta comandos para editar a imagem em propriedades como brilho, contraste e cor. Também se podem definir bordas, inclinar e recortar a fotografia ou gerar o efeito de sombra.
Para quem não conhece o Office, é bem provável que a nova interface seja mais intuitiva e exija menor esforço de aprendizado. Mas, para quem já conhece o programa, surgem (pelo menos no início) alguns pequenos mistérios. Um deles é descobrir onde estão os clássicos botões de Salvar, Abrir e Imprimir. Como já vimos, eles estão no novo e semi-oculto menu Arquivo. Outro mistério se apresenta para quem programa em VBA. Inicialmente, não há pistas visíveis do comando Gravar Macro ou da interface de programação do Visual Basic. Gravar Macro está em dois lugares. Um deles é o ponto vermelho na barra de status do Word e do Excel. Para descobrir o outro é preciso pesquisar na ajuda. Ele realmente não está à vista. É preciso ir à janela de opções e pedir que a aba Developer (desenvolvedor) seja exibida. Nessa aba estão o acesso ao ambiente do Visual Basic e também o comando Gravar Macro. Uma boa notícia para os usuários avançados é que os comandos de teclado continuam válidos no Office 2007.
TIPOS DE ARQUIVOS
Os programas do Office 2007 salvam documentos em novos formatos, baseados num padrão chamado Open XML. Isso se aplica ao Word, Excel e PowerPoint. Segundo a Microsoft, esses formatos são compactados automaticamente e geram arquivos até 75% menores. De fato, um arquivo Word no novo formato, DOCX, tem 25 KB. Salvo como DOC, o padrão antigo, salta para 45 KB. Os novos arquivos mantêm separados os vários tipos de componentes: texto, imagem, som etc. Isso permite abri-los mesmo quando uma das partes está corrompida.
No Word, os documentos-padrão têm os formatos DOCX ou DOTX, conforme seja documento comum ou modelo. Há ainda o par DOCM e DOTM, que são respectivamente o documento e o modelo contendo macros. Assim como o Word, o Excel e o PowerPoint salvam arquivos com extensão terminada em X: XLSX e PPTX. Somente documentos que contêm macros podem ter a terminação M. Assim, fica mais fácil identificar arquivos perigosos, do ponto de vista da segurança.
Todos os programas também salvam em XPS e em PDF. Sigla de XML Paper Specification, o XPS é um formato para troca de documentos. Sobre o PDF, da Adobe, vale lembrar que existe uma pendência entre essa empresa e a Microsoft quanto à inclusão da tecnologia no Office. Portanto, é possível que o comando Salvar Como PDF não esteja presente na versão final da suíte. Na ajuda do Office já existe uma observação que, para salvar em PDF e XPS, é preciso habilitar um plug-in.
No caso do Access, as extensões dos arquivos seguem uma lógica diferente. Em vez de arquivos MDBX, como era de se esperar, o padrão agora é ACCDB.
WORD 2007
Quando se abre o Word 2007 pela primeira vez, a sensação é contraditória. Trata-se de algo diferente, o que é sinalizado pelo novo painel de comandos em lugar dos menus e das barras de ferramentas. Ao mesmo tempo, o programa parece familiar. Não se gasta muito para operá-lo em velocidade de cruzeiro. Isso é mais verdadeiro para o usuário que trabalha no dia-a-dia com recursos comuns.
No menu Arquivo, o item Finish (concluir) apresenta uma série de novidades. Uma delas é o comando Inspect Document. Ele analisa o documento e verifica se existem informações pessoais, propriedades, texto oculto etc. Trata-se de dados que o autor pode não querer deixar disponíveis ao enviar o documento a outras pessoas. A opção Publish (Publicar) > Blog do menu Arquivo cria um post para o blog do usuário. Ele só precisa indicar o provedor. São suportados o MSN Spaces, o Blogger e outros.
EXCEL 2007
Uma novidade que salta aos olhos no Excel 2007 é o modo de visualização Layout de Página. Não se trata apenas de ver como vai ficar a página: ali também se pode editar a planilha. Para selecionar esse modo, basta clicar no painel de visualização localizado na barra de status do programa. Além de dar uma visão mais real da planilha quando impressa, o modo Layout de Página facilita a inclusão de cabeçalho e rodapé. Essas áreas se mostram de forma óbvia para o usuário.
Há itens novos ou aperfeiçoados em todas as abas, especialmente em Home, Page Layout, Fórmulas e Data. Em Home, o destaque vai para a galeria Styles. A formatação condicional agora permite marcar células conforme dezenas de opções. Por exemplo, com sinais que indicam: maior do que, menor do que; entre os N maiores ou menores; entre os N% maiores; com barras coloridas proporcionais ao valor da célula; com ícones como setas para mostrar tendências de crescimento, queda etc.; e com escalas de cores.
O sistema de gráficos é novo e vale não somente para o Excel, mas para toda a suíte. Agora é mais fácil definir o padrão e o estilo do gráfico, porque os recursos estão bem à vista, na aba Design Chart Tools, que aparece quando um gráfico está selecionado. A galeria de estilos é também mais sortida. Somente para o gráfico de colunas há 54 opções. Ficou igualmente mais fácil selecionar fórmulas. Com tantas novidades, o Excel — que já era, sem nenhum favor, o melhor e mais completo software do gênero — vai continuar imbatível.
POWERPOINT 2007
Embora estejam também disponíveis para outros aplicativos da suíte, os novos gráficos do SmartArt certamente vão dar melhor contribuição nas apresentações do PowerPoint. O SmartArt é uma galeria de gráficos que ajudam a representar idéias como listas, processos, ciclos, hierarquias e relacionamentos. São gráficos prontos, com padrões de cores combinadas, que ajudam a dar expressão visual a idéias abstratas. A galeria de animações, disponível na aba Animations, beneficia-se do recurso previsão ao vivo. Antes de escolher o efeito de transição, o usuário pode vê-lo em ação no slide desejado. Uma vez aplicado o efeito, é possível visualizá-lo clicando no botão Preview, na aba Animations. Preview exibe a animação do slide, não de toda a apresentação.
ACCESS 2007
No Office 2007, o Access é a ferramenta que sofreu as maiores mudanças. O Access apresenta uma tela inicial na qual o usuário pode começar a criar um banco de dados com base num modelo pronto ou concebê-lo todo a partir do zero. Ou, então, abrir um arquivo existente. Não há mais a janela Banco de Dados, que era o principal ponto de referência no Access. No lugar dela, existe agora um painel chamado Navigation Pane, que lista os objetos do banco de dados: tabelas, consultas, formulários etc. Os objetos abertos são exibidos à direita, com a ajuda de um sistema de abas. Para visualizar melhor um relatório, por exemplo, o painel de navegação pode ser reduzido a uma pequena barra vertical.
Devido à natureza diferenciada do Access, as abas da ribbon seguem os mesmos princípios, mas seu conteúdo não tem muito em comum com o que se encontra no Word ou no Excel. Há ferramentas que permitem fazer o “upsizing” do banco de dados para o SQL Server e também para o servidor SharePoint, que centraliza operações de aplicativos do Office e permite o trabalho em equipe.
CONCLUSÃO
Embora o Office 2007 represente um grande salto na interface e traga uma miríade de novas funções e aperfeiçoamentos, a suíte não traz novidades matadoras, daquelas que o usuário decide que não pode viver sem elas. Quem nunca usou o Office anteriormente ganhará a chance de começar usando uma interface mais amigável e lógica. O usuário experiente não terá grandes problemas no uso do novo jeito de ser do produto. Mas o grande problema, para a Microsoft, será convencer empresas e indivíduos da necessidade de fazer o upgrade.
Não se trata de um erro no projeto do Office 2007. Seria dificílimo acrescentar recursos do tipo arrasa-quarteirão a um programa que já é tão completo como o Excel. Em geral, os produtos se tornaram melhores. Mas o que move o consumidor para fazer o upgrade são as grandes novidades, e não apenas um bom somatório de pequenos aperfeiçoamentos.
O beta 2 parece razoavelmente estável. Para esta avaliação, trabalhamos vários dias com a suíte, especialmente com o Word, e não ocorreu nenhum travamento ou comportamento indevido. A máquina utilizada foi um PC com processador AMD Atlhon de 1,73 GHz e 512 MB de memória. O Office 2007 inclui ainda o Outlook e o Publisher, mas esses programas praticamente não sofreram alterações em relação à versão 2003. Inclusive mantêm a interface baseada em menus. O FrontPage, que também integrava a suíte, foi agora descontinuado.
Por Carlos Machado, da INFO
Fonte: InfoExameAbertas inscrições para concurso de websites
O Departamento de Estado dos Estados Unidos está com inscrições abertas para quinta edição anual do "Doors to Diplomacy". O concurso tem o objetivo de incentivar jovens que desenvolvam websites sobre relações internacionais. Podem participar estudantes de todas as nacionalidades, entre 11 e 18 anos. Além do Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Fundação Global de Scholnet também patriocina a competição. Todos os anos uma comissão da equipe americana e de um outro país são selecionadas para julgar os trabalhos: - A idéia da competição é acoplar e estimular o interesse das novas gerações em assuntos internacionais - disse Janice Clark, membro do departamento do estado e um dos juizes da competição. Cada membro da equipe vencedora receberá como prêmio o valor de $ 2 mil. Além disso, a escola ganha uma bolsa no valor de $ 500. Os projetos devem estar encerrados até 17 de março de 2007. O resultado final sairá em maio de 2007. - A internet faz parte da formação desta geração. Com o site feito, eles terão algo que qualquer pessoa pode aprender em qualquer lugar - destaca Clark. Em 2006, mais de 300 equipes de 46 países participaram do concurso. Mais informações e inscrições no site http://usinfo.state.gov/ Da Agência O Globo |
Futebol virtual ganha cara nova no "Fifa 07"
da Folha Online
com Reuters
O "Fifa Soccer 07" --lançado este ano para a linha de videogames da Electronic Arts-- tem um novo sistema de dados permitindo que os jogadores se movimentem menos como robôs e com mais estilo pessoal em jogo.
Tudo isto porque o Xbox 360 (Microsoft) e o PlayStation 3 (Sony) --prestes a ser lançado-- têm capacidade muito maior de processamento de informações se comparados aos consoles da atual geração, disse um produtor do jogo.
Os jogadores estão programados para mudar a perna de apoio, inclinar os ombros e plantar os pés no gramado como suas versões reais. Também tomam decisões de quando correr, ou chutar, com base no desempenho de seus modelos reais nos gramados.
"Jogadores como Rooney, Ronaldo ou Beckham fazem jogadas no videogame baseadas no estilo que têm em campo", disse Wilson. "Que tipo de jogo está sendo disputado? Estão jogando em casa ou fora? Todas essas coisas alteram a maneira pela qual um jogador toma decisões no gramado.'
Devido ao vasto número de características que agora podem ser atribuídas a cada jogador, o tempo de desenvolvimento dos atletas disparou.
O "Fifa 2007" chegará às lojas em novembro, com apenas três mil ou quatro mil jogadores (eram 10 mil na versão anterior).
Ainda assim, Wilson diz que os novos atributos dos jogadores tornarão o jogo menos previsível porque os usuários terão novas experiências em partidas.
Fonte: Folha OnLine
"Segunda guerra" dos navegadores põe Explorer contra Firefox
Após um longo período de "hibernação", a Microsoft lançou seu mais recente navegador, o IE7 (Internet Explorer 7). A versão 6 datava de outubro de 2001. O lançamento ocorre após a primeira batalha de navegadores contra a empresa de Redmond (EUA), a Nestcape.
Nos anos 90, a internet se abriu ao público graças a um lançamento do navegador Netscape Communication, software no qual o usuário se orientava facilmente na rede, usando apenas uma série de ícones.
Segundo o jornal francês "Le Monde", a performance técnica se uniu a um golpe de mestre em marketing, já que a Netscape difundiu seu software gratuitamente. Em 1995, o produto havia conquistado 70% dos usuários conectados na rede mundial.
Nesse período, a Microsoft preparava uma resposta que seria fatal. Não apenas a companhia de Bill Gates difundiu, da mesma forma, gratuitamente seu navegador Microsoft Explorer, como ela decidiu integrar a ferramenta ao seu sistema Windows 95.
Segundo o jornal francês, o rival foi imediatamente expulso dos computadores da maioria dos usuários. A Netscape, que foi uma das pioneiras da internet com seu navegador, se encontra marginalizada e acabou sendo comprada pela AOL. Segundo o último censo da Onestat.com (outubro de 2006), a ferramenta Netscape é agora utilizado por 0,12% dos internautas no mundo.
Firefox: livre, gratuito e aberto
A Microsoft parece ter se livrado definitivamente do Netscape. Mas não dos engenheiros que criaram o navegador. Em 2003 nasce a Fundação Mozilla, uma estrutura inicialmente sem fins lucrativos pelas mãos de antigos programadores do Netscape que deram continuidade de seu trabalho desenvolvido. Em outubro de 2004, Mozilla lança um navegador batizado de Firefox, um programa livre, gratuito e aberto, elaborado por colaborações.
O Firefox é considerado um sucesso. Ele integrou as evoluções de internautas com o seu sistema de abas que facilita a navegação e o sistema de busca integrado à barra do navegador. Os internautas, infiéis por natureza, adotaram rapidamente a ferramenta. A reportagem cita os números do estudo Xiti Monitor (de junho de 2006): a taxa de utilização do Firefox ultrapassa os 21% dentro dos países europeus estudados. Na Finlândia e na Eslovênia, a taxa ultrapassa os 35%; na Alemanha, é por volta dos 30%. A França está na média européia, com quase 20% de usuários. É na Holanda, no Reino Unido, e na Dinamarca que o uso do software é mais baixo, com cerca de 12%.
No mercado mundial, a Onestat.com revelou que 11,49 % dos internautas usam o Firefox, 85,85 % entre eles navegam com o Internet Explorer, contra 1,61 % com o Apple Safari e 0,69 % com Opéra. Uma brecha se desenvolve na dominação do Explorer, a segunda batalha do navegador é lançada, afirma o jornal.
A Microsoft se impõe com o IE7
Foram necessários dois anos até que a empresa de Redmond elaborasse uma nova versão de seu navegador, suscetível a frear a fuga dos usuários. A versão 7 se inspirou muito nas inovações desenvolvidas pelo Mozilla. O Explorer finalmente adotou um sistema de navegação por abas, um leitor de fluxo RSS, e um novo sistema de gestão de seu histórico e de favoritos.
"É muito bom ver que o Internet Explorer adota as funcionalidades que a gente contribuiu a popularizar", declarou Christopher Beard, vice-presidente de produtos da Mozilla no lançamento do IE7.
"Seria desonesto não reconhecer que nós estávamos com um certo atraso", afirmou ao jornal "Le Monde" Nicolas Mirail, chefe de produtos da Microsoft na França. as inovações do Firefox são agora presentes no IE7.
"Mas nós realmente reforçamos a segurança, sabendo que os internautas são sensíveis a essa questão. Controle de pop-up, sistema anti-phishing, e reduzimos consideravelmente a exposição aos ataques em nosso navegador." Da mesma forma, a Microsoft inovou com um sistema de alertas sob a forma de códigos de cores que indicam ao internauta a confiabilidade de um site.
Para Tristan Nitot, diretor do Mozilla na Europa o discurso pró-segurança da Microsoft não passa de uma pedra no sapato. Segundo ele, o Explorer é o navegador mais atacado o que não o torna confiável. Em sua versão 2, oficialmente lançada em 24 de outubro, o Firefox melhorou sua gestão de abas com um botão de fechamento e com a possibilidade de minimização. O navegador adotou da mesma forma um corretor ortográfico e proteção anti-phishing. A integração dos assuntos na barra de busca agora é mais simples. Em relação aos marcadores de página, será preciso esperar a versão 3, afirma a reportagem.
Fonte: Folha OnLine
quinta-feira, outubro 26, 2006
Abajur ajuda dono na hora de dormir e de acordar
De acordo com a Verilux, basta o usuário determinar a hora que quer dormir para que o dispositivo dê início, alguns minutos antes da hora marcada, a se apagar. Oito diferentes sons relaxantes podem ajudar no processo. O mesmo vale para a hora de acordar. A lâmpada se acende aos poucos e os sons dão ares de fim de madrugada. O preço é de US$ 150 (R$ 321).
Fonte TECHGURU
Mão robótica simula concertos de piano
O gadget simula, com pulso apoiado na mesa e dedos balançando no ar, o dedilhado de um pianista sincronizado com peças de famosos compositores como Beethoven (Quinta Sinfonia), Scott Joplin (The Entertainer) e Chopin (Minute Waltz). Ao dono do aparelho, que sai por razoáveis US$ 17 (R$ 36), cabe apenas admirar o que poderia ser a mão de um pianista.
Fonte: TECHGURU
Aparelho mede e informa seu grau de stress
A partir disso, o mostrador semelhante a uma roda da fortuna apontará como você está se sentindo. Assim você poderá avaliar se está a beira de uma estafa e é hora de tirar umas férias. Apesar de parecer brincadeira o produtos está a venda no Gadgets.dk, por US$ 21.
Fonte TECHGURU
Orkut estréia novas ferramentas de segurança
SÃO PAULO - O Google anunciou novos recursos no site de relacionamentos Orkut que pretendem ampliar a segurança dos usuários desta rede social e aumentar a vigilância sobre a publicação de conteúdo impróprio no serviço.
Entre as novidades apresentadas está o recurso que permite ao “dono” de uma comunidade adicionar até outros nove moderadores no grupo. A idéia é que com mais moderadores, a remoção de conteúdo impróprio seja mais rápida.
O Orkut também vai bloquear automaticamente links e arquivos postados no serviço que o engine da ferramenta reconhecer como suspeitos. Links publicados em massa, por exemplo, são suspeitos pois podem indicar um método de espalhar vírus ou mesmo uma mensagem de spam.
Internamente, o Google vai ampliar a equipe de revisão de conteúdo do Orkut. A equipe revisa manualmente conteúdo checado aleatoriamente ou denunciado por membros do serviço. A empresa afirmou ainda que manterá um canal direto com autoridades brasileiras para encaminhar e receber denúncias.
O Google comunicou ainda que fará uma campanha para divulgar os efeitos positivos da rede social. Os detalhes da campanha não foram divulgados.
O conjunto de medidas é uma reação do Google às múltiplas ações na Justiça e pressões do Ministério Público para que a empresa quebre o sigilo de autores de mensagens criminosas e regule o conteúdo publicado na rede de relacionamentos.
Um das ações movidas contra o Google Brasil pede que a empresa seja multada em R$130 milhões por conta de ordens judiciais supostamente descumpridas pela empresa. O Google recorreu da ação em segunda instância e aguarda decisão da Justiça.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Fonte: InfoExameSonda permitirá captar imagens 3D do Sol
CABO CANAVERAL (Reuters) - Um foguete Delta decolou na quarta-feira da Estação da Força Aérea norte-americana em Cabo Canaveral levando um par de sondas solares para rastrear possíveis tempestades solares.
O Observatório Terrestre de Relações Solares (Stereo, na sigla em inglês) foi desenvolvido para captar imagens tridimensionais de explosões solares para que os cientistas possam, pela primeira vez, identificar com precisão para onde as tempestades estão indo.
As explosões podem desativar satélites de comunicação e de navegação e afetar as aeronaves próximas aos pólos da Terra.
"Atualmente nós podemos somente ver o sol, essencialmente, em duas dimensões", disse o vice-cientista responsável pelo projeto Stereo, Terry Kucera.
As sondas foram colocadas temporariamente na órbita da Terra. Quando estiverem em posição, elas funcionarão como um par de olhos humanos capazes de enxergar em três dimensões.
Por Irene Klotz, da Reuters
Fonte: InfoExameRecife inaugura delegacia de combate à pirataria
De acordo com o gerente do núcleo, o delegado especial da Polícia Civil, Eduardo Machado, as ações de repressão à falsificação de produtos serão diárias e o cidadão poderá denunciar crimes de pirataria pessoalmente ou por meio do site do Ministério da Justiça , no ícone do Clique Denúncia. "A partir desta quinta-feira estaremos em funcionamento. A equipe é formada por 8 pessoas, dos quais 7 policiais. Mas a idéia é que esse número suba para 20, que é o número ideal", disse.
A delegacia está localizada na Rua Imperial, 1770, bairro São José, e vai funcionar 24 horas por dia. Para a secretária-executiva substituta do Conselho, Ana Lúcia de Morais Gomes, a instalação do núcleo no estado vai fortalecer as ações que o CNCP vem realizando em todo o País. "O ideal é que outros estados também tenham a iniciativa de designar instituições específicas para o combate a este tipo de crime", destacou.
Da Redação do PERNAMBUCO.COM
Fonte: Pernambuco.com
Exercícios on-line prometem melhorar o desempenho cerebral
Colaboração para a Folha
TATIANA DINIZ
da Folha de S.Paulo
Aumentar a memória e o poder de concentração, incrementar a capacidade de aprender, turbinar a criatividade, reduzir o estresse por excesso de informação e aperfeiçoar a atividade cerebral com exercícios on-line que não tomarão mais do que 30 minutos do seu dia. Tudo isso por menos de R$ 50 por mês. Você quer?
Provavelmente, sim. Com apelos como esses, sites que vendem programas de exercícios para estimular o funcionamento dos neurônios estão ganhando espaço e conquistando internautas que não hesitam em sacar o cartão de crédito diante das promessas --que vão de mais eficiência nas tarefas intelectuais a mais sucesso na carreira, passando pela superação de dificuldades de aprendizagem em crianças.
Mas será que essa malhação virtual do cérebro faz sentido? Pouco. Essa é a resposta unânime dos especialistas ouvidos pela Folha. Para eles, não há ainda subsídios científicos à idéia de que executar um determinado grupo de exercícios em frente ao computador garantirá melhor performance cerebral. Só uma coisa é certa, ensinam: quanto mais se usa o cérebro, melhor ele funciona e mais protegido está de doenças e de degeneração.
"Não restam dúvidas de que o estímulo é fundamental. Daí pra frente, o conhecimento é muito vago. Não dá para dizer que quem faz palavras cruzadas fica mais inteligente ou que quem ouve mais música consegue se tornar um pai melhor, por exemplo.
Qualquer associação desse tipo é arbitrária", enfatiza Roberto Lent, professor de neurociência do instituto de ciências biomédicas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ele explica que, de fato, estimular o cérebro com atividades intelectuais consolida as sinapses --conexões entre os neurônios- e até forma novas.
É o que acontece com um vestibulando quando estuda um determinado conteúdo, lendo e pesquisando muitas vezes sobre ele, ou com um artista que realiza vários ensaios antes de uma apresentação. "No final desse processo, ambos terão uma memória consolidada. Há um crescimento na síntese de proteínas, promovendo maior adesão entre os neurônios", diz Lent.
Benito Damasceno, professor de neurologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz que não há nenhuma particularidade dos exercícios on-line em relação aos outros que garanta maior ou menor efeito no desenvolvimento cerebral. "Qualquer atividade intelectual é válida para desenvolver as sinapses."
Ele explica, ainda, o que acontece quando o cérebro é ativado sob qualquer forma de estímulo intelectual. "A pessoa tem um aumento no fluxo sangüíneo.
A cada tipo de atividade, ela ativa um conjunto específico de neurônios, que, geralmente, aumentam também o consumo de glicose e de oxigênio", detalha. Não há evidências de que esse "treino" disparado pelos estímulos tenha efeito prático no dia-a-dia das pessoas.
Os exercícios virtuais podem ser válidos, desde que o usuário se interesse por eles e sinta prazer em fazê-los. Além disso, para quem já leva uma vida repleta de estimulação intelectual, trocar minutos de sono --atividade, aliás, fundamental para o bom funcionamento do cérebro-- pela obrigação de concluir o programa proposto pelo site de exercícios para neurônios pode ser uma escolha inútil, alertam os especialistas.
"É preciso haver contextualização desse estímulo. Uma criança urbana com deficiência de aprendizagem e que se interessa pelo computador pode tirar proveito do método. Por outro lado, uma criança do campo com o mesmo problema pode preferir uma árvore para subir", observa Sérgio Leme da Silva, coordenador do serviço de neuropsicologia do Hospital Universitário de Brasília.
Correntes
Fundamentadas nas comprovações de que o cérebro permanece plástico e pode ser treinado ao longo da vida, duas correntes teóricas defendem a prática de exercícios de estimulação cerebral.
A primeira é a neuróbica, criada por Lawrence Katz, professor de neurobiologia e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, nos Estados Unidos. Katz desenvolveu exercícios que propõem tornar o cérebro mais rápido e flexível.
Um dos fundamentos está em quebrar a rotina, fazendo as mesmas atividades de modos diferentes: destros escovarem os dentes com a mão esquerda, por exemplo. Tirar férias em lugares desconhecidos e aprender novas línguas também estão entre as dicas de estimulação cerebral da neuróbica.
A segunda corrente é conhecida como "brain gym" --ou "ginástica cerebral"-- e foi idealizada por Paul Dennison, criador da educação cinestésica e doutor em educação pela Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA.
Aqui, o caminho para aprimorar a performance mental é acessar áreas do cérebro antes inativas praticando certos exercícios físicos e movimentos. De acordo com Dennison, girar o pescoço com o corpo relaxado ajuda a ler melhor em voz alta, por exemplo. A corrente é criticada pelos especialistas da área de neurociência.
Sites e jogos
Somente 90 dias para sentir os resultados. Esse é o prazo mencionado pelo site BrainBuilder (www.brainbuilder.com). Com assinatura mensal de US$ 7,95, o treinamento conta com um personal trainer virtual que, a partir de uma avaliação do desempenho cerebral, indica os melhores exercícios.
Uma das tarefas sugere a memorização de seqüências de letras e números, que devem, depois de ouvidas, ser digitadas, às vezes de trás para a frente. "Na verdade, esse tipo de prática é mais um teste da memória operacional do que exatamente um estímulo. Repeti-la diariamente não significa que você está aperfeiçoando o cérebro", afirma Sérgio Leme da Silva.
Já em MyBrainTrainer's (http://mybraintrainer.com), o foco é na velocidade de raciocínio. No teste gratuito, você é convidado a responder "sim" ou "não" para a combinação entre uma palavra e um desenho. Quando o programa diz "reversal", é preciso responder ao contrário. O diagnóstico, repleto de comparações com os obtidos pelos outros 6.000 usuários, informa como está o seu desempenho em relação à média e o convida a aprimorá-lo em 21 dias.
Há também sites que trazem os chamados "jogos cerebrais". Em www.gamesforthebrain.com, o internauta encontra gratuitamente mais de 30 opções deles. O mais famoso é o sudoku, game de raciocínio em que o jogador precisa elaborar seqüências de números em um grande quadro --como aquele utilizado nas palavras cruzadas-- de forma que eles não se repitam nas posições horizontal e vertical.
Outros jogos, também disponíveis no "Games for the Brain", lembram diversões já conhecidas, que as crianças fazem no papel até hoje, como o "what word". Ele é parecido com o antigo jogo "forca", em que o jogador recebe dicas para tentar adivinhar qual é a palavra secreta.
Entre os sites brasileiros, o despretensioso Rachacuca (www.rachacuca.com.br) tem jogos simples, também gratuitos, que exigem raciocínio e atenção. Não há promessa de tornar o internauta mais inteligente. Também mais voltado à diversão está o www.gratisjogos.com.br/raciocinio-e-escape.php.
O diferencial são os cenários e as situações. Estratégias de fuga e cálculos para desarmar bombas antes de o tempo preestabelecido acabar estão entre os jogos oferecidos.
Apostas
A falta de pesquisas científicas que comprovem os benefícios dos chamados "jogos cerebrais" não impede que alguns profissionais da área de games apostem neles como grandes aliados em variados aspectos da saúde mental.
Eles se baseiam em experiências feitas por pesquisadores com a utilização de questionários ou por observação de jogadores. "Há alguns sinais de que esses jogos exercitam a mente, mas, realmente, não são evidências biológicas.
O que notamos é uma menor incidência de perda de raciocínio cognitivo entre as pessoas que jogam esse tipo de game quando comparadas àquelas que não jogam", afirma Ben Sawyer, fundador da "Games for Health" (Jogos para a Saúde), associação de Washington que tem o objetivo de unir pesquisadores, médicos e empresas produtoras de games que queiram compartilhar informações sobre o impacto dos jogos na saúde.
Em entrevista à Folha, Sawyer reconhece que ainda faltam estudos nessa área e prevê que os primeiros resultados concretos devem ser alcançados em um prazo mínimo de dez anos. "Já temos alguns estudos que indicam, por exemplo, um certo aumento da capacidade de memória em quem joga.
Mas deve levar aproximadamente uma década até que esse e outros efeitos sejam comprovados biologicamente ou não", diz. Sawyer defende o estudo do uso de jogos de lógica no tratamento de doenças que envolvam envelhecimento do cérebro, incluindo o Alzheimer e outras formas de diminuição de capacidade de cognição.
Também na área da observação, a forma como a cognição do ser humano pode --ou não-- evoluir com o videogame é tema da tese de Roger Tavares, professor do curso de pós-graduação em games do Senac de São Paulo. Para ele, as pessoas que começam a jogar com freqüência apresentam uma característica comum, que pode indicar um ponto de partida para os estudos nessa área.
"Quanto mais elas jogam, mais querem jogar e, a cada vez, em estágios mais complexos", diz o professor, levantando a hipótese de que o cérebro, depois de se "acostumar" a desenvolver determinadas conexões, sente a necessidade de criar outras, aumentando o seu repertório de habilidades.
Para atrair os "gamemaníacos" que apostam na eficiência do desenvolvimento de determinadas áreas do cérebro com a utilização dos jogos, as empresas da área começaram a multiplicar problemas de lógica dentro dos enredos de jogos que, anteriormente, não tinham essa característica.
Com isso, mesmo o jogador que deixa a internet de lado para se divertir nos games do seu console preferido pode se deparar com a necessidade de fazer um cálculo ou de desvendar uma senha complexa antes de entrar para a próxima fase de um jogo de tiro, por exemplo. Um estilo de diversão que, até pouco tempo, não costumava trazer esse tipo de desafio.
Memória e qualidade
No programa que coordena com idosos portadores da doença de Alzheimer no Hospital Universitário de Brasília, Sérgio Leme da Silva defende que o estímulo seja contextualizado, personalizado e não tenha como meta a retomada da capacidade de memorizar.
"Muitas vezes, aperfeiçoar a memória não é a principal questão. O importante é trazer qualidade de vida para aquele paciente. A estimulação cerebral por atividades como o relato de lembranças e a associação de cores leva a isso", explica.
As ilustrações utilizadas nesta reportagem foram retiradas do livro "101 Maneiras de Melhorar sua Memória". Editora: Seleções Reader's Digest. Quanto: R$ 119,80 (352 págs.)
Fonte: Folha OnLine
Salão do Automóvel 2006 mostra novos recursos tecnológicos
Os carros futuristas do desenho animado "Os Jetsons" estão mais perto do que imaginamos |
O Salão do Automóvel 2006, que acontece até este domingo, em São Paulo, traz veículos que esbanjam tecnologia e enchem os olhos dos visitantes. Mas é o que está debaixo do capô que chama mais a atenção.
Inovação
Agora não são mais os donos que devem se adaptar ao carro, mas é o veículo que se adapta ao motorista. O Stilo, da Fiat, possui um sistema chamado My Car. "Ele permite que o condutor configure o veículo ao seu modo", explica Carlos Henrique Ferreira, representante da companhia.
"Se o usuário desejar que as portas se tranquem automaticamente quando ele atingir 20 km/h, o carro obedece", complementa. É possível, ainda, ajustar o consumo de combustível do veículo ao seu uso diário.
Muitos modelos saem de fábrica com diversos recursos para que o condutor não desvie a atenção do trânsito. Sensores de chuva acionam o limpador de pára-brisas, do mesmo modo que acendem os faróis quando anoitece. Seguindo essa idéia, o novo Citröen C6 consegue projetar dados do velocímetro, por exemplo, diretamente no pára-brisas, evitando distrair o motorista.
Acessórios
Se por um lado os carros já vêm de fábrica esbanjando tecnologia, por outro, as fabricantes de acessórios tentam inovar com os seus aparelhos .
Para uma viagem em família, uma boa opção é equipar o carro com LCD e tocador de DVD, para que as crianças possam assistir a filmes enquanto aguardam a chegada ao destino. Esses mesmos aparelhos também permitem assistir a canais de televisão aberta e até, no caso de haver mais monitores no carro, selecionar imagens separadamente para cada tela.
Rádios permitem atender a chamadas de celular sem tirar as mãos do volante. A voz de quem está do outro lado da linha é reproduzida nos alto-falantes, enquanto a do motorista é captada por um pequeno microfone. Alguns modelos apresentam até conexão para tocadores como o iPod.
Fonte: Folha Online
quarta-feira, outubro 25, 2006
NEC lança roteador Wi-Fi de 130 Mbps
Bizarrices telemóveis: um celular que repele mosquitos e outro que alimenta o gato
O mundo da tecnologia nos oferece surpresas cada vez mais estranhas. Em uma feira na Coréia, a blogueira Miss Katie, do blog Shiny Shiny, demonstrou funcionalidades para lá de bizarras que dois modelos de celulares coreanos oferecem.
Um dos aparelhos (cujo fabricante, nem o preço foram divulgados) conta com um sistema "ultra-sônico" para espantar... mosquitos. Isso mesmo. Vendo o vídeo - ou melhor, ouvido-o -, dá para sacar que não é só insetos que o telemóvel pode espantar: o ruído é irritante ao extremo. Já o outro celular demonstrado pela simpática Katie pode parece surreal, mas tem lá sua utilidade. Por meio dele, você pode acionar remotamente um outro equipamento que libera porções de ração para o seu gato enquanto você estiver fora.
Como diria a avó de um amigo meu, "ah, como seria bom se todos usassem a criatividade para fazer algo de útil...".
Inovação: empresa cria aparelho de scanner do pé para corrigir o tipo de pisada
O teste é simples. Descalça, a pessoa sobe em uma plataforma e caminha naturalmente, pisando sobre a superfície de captura de imagens. O sistema captura a pegada do pé direito, analisa o formato e os pontos de pressão e diagnostica o tipo de pisada. Todo o processo de captura e análise é visualizado em um display LCD.
Por meio da captura de imagens da planta dos pés, a máquina detecta se a pessoa é pronadora (pisada para dentro), subpronadora (pisada para fora) ou neutra. A partir disso, será possível usar os calçados mais adequados para corrigir a passada e não causar problemas de saúde.
Fonte: TECHGURU
Engenheiro japonês inventa CD de vidro para agradar audiófilos
O site Mainichi também dá conta de que alguns críticos musicais que ouviram o som extraído do CD de vidro garatiram que sua qualidade sonora era "incrível e virtualmente igual a ouvir a uma apresentação ao vivo". Seu único defeito: o preço. Como ele ainda é feito de forma artesanal, seu custo é bem alto em relação aos CDs atuais: cada peça custa 98,7 mil iênes - nada menos do que cerca de R$ 1,7 mil.
"Queria fazer um CD que pudesse 'sobreviver' ao meu neto", disse o inventor do CD de vidro, Suenori Fukui, que demorou dez anos desenvolvendo o produto junto com Mitsugu Ikeda, técnico da empresa Tomie Media Solutions. Fukui explicou que o plástico utilizado nos CDs não é totalmente trasparente aos sistemas de leitura à laser, o que ocasiona distorções na reprodução sonora dos dados lá gravados. Além de não oferecer esse problema, o CD de vidro não sofre deformações, nem é afetado pelo calor ou umidade. "Quando fizerem um pouco mais desses CDs, o preço provavelmente vai cair", assegurou Fukui.
Fonte: TECHGURUGoogle permite a sites criar busca customizada
SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google está pronto para permitir que operadores de sites e blogueiros criem sistemas personalizados de buscas em suas páginas na Web, uma decisão que pode tornar as buscas mais relevantes para os usuários e permitir que a empresa cobre mais pela publicidade, anunciou o Google na noite da segunda-feira.
O líder entre os serviços de busca na Internet disse que o novo Google Custom Search Engine depende do mesmo banco de dados básico de sites para permitir que empresas ou usuários individuais estabeleçam sistemas personalizados de buscas --sobre tópicos que variam das alterações no clima mundial a fofocas sobre celebridades.
"Trata-se realmente de uma maneira de permitir que o usuário crie uma versão própria das buscas Google", disse Marissa Mayer, vice-presidente de buscas do Google, em conferência telefônica com a imprensa.
O anúncio, que os executivos da empresa disseram ser um dos mais importantes deste trimestre, surgiu depois que as ações do líder entre os serviços de busca na Web bateram novo recorde, a 470,78 dólares, na segunda-feira, em resposta ao anúncio na semana passada de resultados financeiros firmes no terceiro trimestre.
O Google Custom Search Engine é o maior esforço da empresa até o momento para explorar "a sabedoria das massas", setor que o concorrente Yahoo e empresas iniciantes como a Rollyo.com e Eurekster.com estão focando há anos.
"Trata-se basicamente de aplicar o julgamento humano ao processo, aceitando que é possível conduzir melhor as buscas se as pessoas puderem decidir", disse Charlene Li, analista da Forrester Research.
O Google está avançando para além do sistema conduzido por fórmulas e unidirecional que desenvolveu para indexar a Web, e adotando uma abordagem relativista quanto à localização de sites. A decisão aponta também para uma fragmentação daquilo que diferentes grupos de pessoas virão a observar na Web.
Detalhes quanto ao projeto estão disponíveis em http://www.google.com/coop/cse/, e o plano é que esteja disponível em sites internacionais dentro de poucas semanas.
Por Eric Auchard, da Reuters
8P, da Globo.com, mistura Fotolog e Orkut
SÃO PAULO - Uma mistura de Orkut com Fotolog: assim pode ser definido o Fotolog 8P, que acaba de ser lançado pela Globo.com.
No conceito de web 2.0, o site permite que os usuários criem suas próprias páginas e participem de comunidades temáticas, com fotos relacionadas.
Totalmente gratuito, o serviço permite que cada usuário envie 1000 fotos num período de seis meses. Passado esse prazo, outras 1000 fotos podem ser postadas.
Como a maioria dos sites web 2.0, o 8P também está baseado na tecnologia Ajax, que acelera o trabalho de personalização das páginas de cada usuário.
O serviço começou a ser desenvolvido em março deste ano. Para chegar à página atual, usuários de fotologs e outros sites colaborativos foram convidados a testarem o produto.
O desenvolvimento foi acontecendo paralelamente ao teste, de acordo com as opiniões e sugestões do usuário. O produto estará sempre disponível como beta perpétuo, o que permitirá que adaptações sejam realizadas a qualquer momento.
"Com os testes de usabilidade percebemos que a necessidade de mudança muitas vezes só fica clara com o uso contínuo, por isso optamos pelo beta contínuo", diz Newton Fleury Filho, gerente de produto-aplicativo da Globo.com.
Para dar informações sobre as novidades ou receber sugestões, o site traz um blog que pode ser alimentado por toda equipe do 8P. Atualmente, oito pessoas do núcleo Aplicativos da Globo.com trabalham exclusivamente no desenvolvimento do Fotolog 8P.
Silvia Balieiro, da INFO
Fonte: InfoExameLinux Fedora Core 6 já está disponível
SÃO PAULO - A versão 6 do Fedora Core, distribuição gratuita do Linux patrocinada pela Red Hat, foi liberada hoje para download
Entre as novidades está o acesso a repositórios externos de programas durante a instalação. O Fedora Core 6 também, traz, segundo seus autores, várias melhorias no desempenho e no aspecto visual.
Além disso, a distribuição passa a incluir as versões mais recentes dos ambientes gráficos KDE e Gnome. Nesta versão, o sistema passa a rodar também nos micros Macintosh com processador Intel.
O Fedora Core 6 está disponível no Download INFO. Para instalá-lo é preciso baixar o arquivo ISO (3,3 GB) e queimar um DVD. Também é possível baixar o sistema em cinco arquivos ISO para gravação em CDs.
Fonte: InfoExame
Celular pode causar esterilidade em homens, diz estudo
O uso de telefones celulares pode prejudicar a produção de sêmen nos homens e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira na imprensa britânica.
As ondas emitidas pelos celulares podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%, até o ponto de alguns homens poderem ficar estéreis, diz a análise do centro de Cleveland, Ohio.
Quase 1 bilhão de pessoas no mundo todo utiliza celulares e em alguns países a quantidade cresce de 20% a 30% ao ano, segundo a imprensa britânica.
Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, de acordo com o estudo. Eles descobriram que os homens que mais usavam os celulares, com mais de quatro horas por dia, tinham a menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro. A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o celular.
O estudo foi feito em Mumbai, na Índia, onde os celulares não são utilizados por todos os grupos sociais. O professor Ashok Agarwal, diretor da pesquisa, disse que "nos quatro parâmetros (quantidade, mobilidade, viabilidade e morfologia) havia significativas diferenças entre os grupos".
"O povo utiliza telefones celulares sem pensar nas conseqüências. Os celulares podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque eles hoje são parte de nossas vidas", afirmou Agarwal.
Segundo a análise, alguns dos homens que mais utilizavam o celular tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a OMS (Organização Mundial da Saúde) define para a infertilidade.
A análise, apresentada ontem à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleans, renovará as preocupações sobre a segurança dos celulares, diz hoje o jornal britânico "The Independent".
Citado em: Folha Online
Video Games Lives chega ao Brasil em duas apresentações
Fonte: AnimePro
Tirado do Via Funchal
"O Video Games Live é um megaespetáculo organizado pelo músico Tommy Tallarico e pelo maestro Jack Wall, ambos compositores norte-americanos de trilhas de jogos. O evento tem a pompa de um concerto, com direito a orquestra e coral, mas também o frenesi de um show de rock, cheio de luzes e um telão que exibe imagens dos games em sincronia com as músicas.
Além do lado musical, o evento também inclui um aspecto performático, com encenações de trechos dos jogos, um segmento interativo, onde a platéia joga no telão, acompanhada pela orquestra, e também uma apresentação que inclui concurso de cosplay (pessoas que se fantasiam como seus personagens favoritos). O Video Games Live estreou nos EUA em 6 de julho de 2005, no Holywood Bowl, com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, sendo, até hoje, o maior concerto de videogames da história, com um público de 11 mil pessoas. Atualmente, o show está em turnê pelos Estados Unidos, com um total de oito apresentações de março a setembro de 2006.
Desde que o Brasil apareceu na lista de turnês no site oficial, os jogadores do país se entusiasmaram muito com a idéia. Em entrevista exclusiva à revista EGM Brasil 55 (publicada pela Futuro Comunicação), Tommy Tallarico justifica que a inclusão do Brasil na lista de shows foi graças à "quantidade enorme de e-mails que as pessoas ficavam mandando [...]. Na verdade, tivemos mais e-mails do Brasil do que de qualquer outra parte do mundo", diz.
Desde então, a Futuro Comunicação, em parceria com a Circuito Produções, esteve em negociações com a equipe de Tommy para trazer o evento para o Brasil. E assim surgiu o Video Games Live Brasil 2006, um show em que as empresas envolvidas estão trabalhando em conjunto com a equipe americana para a adequação ao público brasileiro. Sobre a magnitude da apresentação nacional do Video Games Live, Jack Wall, co-produtor e maestro da orquestra, garante: "Queremos ter a certeza de que esse seja o melhor show que já fizemos". E completa, sobre a realização de todas as atrações da versão americana no VGL Brasil 2006: "Teremos tudo isso e ainda mais".
O repertório da apresentação brasileira tem sido cuidadosamente selecionado, para filtrar faixas de games menos populares no mercado nacional e garantir a presença de jogos cultuados pelos nossos jogadores. Um dos exemplos é a adição da faixa One-Winged Angel, tema do personagem Sephiroth no jogo Final Fantasy VII, que a equipe de Tallarico e Wall estão ensaiando exclusivamente para a apresentação brasileira. "Queríamos ter certeza de que o público conhecesse a maioria dos games que vamos tocar e acho que todos terão uma agradável surpresa", diz Jack Wall.
A apresentação do Video Games Live Brasil 2006 está com data marcada para 19 de novembro de 2006, a ser realizado no Via Funchal, casa de espetáculos situada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. O show ainda coincide com o último dia do Electronic Game Show 2006, terceira edição do principal evento de games do país, devendo atrair, dessa forma, jogadores e visitantes de outras cidades do país. Apesar de não haver ainda confirmação, as empresas envolvidas indicaram a possibilidade do Video Games Live Brasil 2006 se transformar em uma turnê e visitar outras cidades do país ainda este ano."
Fonte: Via Funchal
Citado em: O Velho
segunda-feira, outubro 23, 2006
NEC lança roteador Wi-Fi de 130 Mbps
Com o nome de AtermWR8200N, o equipamento tem especificação Wi-Fi 802.11n. Como o padrão “n” suporta maior velocidade, mas ainda é pouco utilizado, o kit que compõe o produto traz um cartão que o torna compatível com qualquer notebook ou PC que conte com slot PCMCIA. O preço do produto não foi divulgado.
Fonte: TECHGuru
PC foi desenvolvido para ser usado no banheiro
Fabricado pela empresa alemã Keuco, o equipamento chama-se Visipad e permitirá ao usuário conectar-se à Internet, enviar e receber mensagens de texto, falar ao telefone, usar o messenger – inclusive no modo videochat – além de assistir televisão. O dispositivo conta ainda com uma tela LCD, com função touchscreen, em tamanhos que variam entre 10” a 46”. E como item opcional, o feliz proprietário pode ainda incluir um espelho. Preço e data de chegada ao mercado não foram divulgados.
Fonte: TECHGuru
EUA investigam cartel em venda de memória DRAM
SÃO PAULO – Dois ex-executivos da Samsung e um da Hynix Semiconductor America serão processados, nos Estados Unidos, acusados de formação de cartel e manipulação de preços de dispositivos de memória DRAM.
Os componentes, amplamente usados em impressoras, PDAs, celulares e até laptops, tiveram seu preço manipulado de forma ilegal pelos executivos citados no processo, diz a promotoria da Justiça americana.
Os supostos crimes teriam ocorrido entre abril de 2001 e junho de 2002. No período, Ung Kim, ex-vice presidente de marketing da Samsung, Young Bae Rha, ex-vice presidente de vendas da divisão de memórias da Samsung e Gary Swanson, ex-vice presidente senior de vendas da Hynix America, teriam se reunido diversas vezes para acertar preços. O esquema envolveria também executivos da Infineon Technologies e da Elpida Memory.
Os executivos citados no processo teriam adotado uma estratégia ilegal para manter os preços destes dispositivos artificialmente elevados e combinado um valor único entre os equipamentos das quatro fabricantes envolvidas. A atitude desrespeita o Ato Antitruste da legislação americana.
Com o acordo, os executivos ampliaram os lucros das divisões que dirigiam e, com isso, obtiveram bônus mais elevados das empresas onde trabalhavam. Se condenados no processo, os acusados podem pegar até três anos de cadeia e sofrer multas de até US$ 350 mil.
Com o indiciamento dos três acusados esta semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos contabiliza16 executivos das 4 companhias suspeitos de atuar no plano para controlar o preço de memórias DRAM.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Fonte: Info Exame
LG revela novo celular "Shine" para substituir o sucesso de "Chocolate"
com Reuters, em Seul
"A nova versão do 'Chocolate' segue a atual preferência dos consumidores por aparelhos finos e de exterior metálico. É uma tendência mundial", disse SR Kwon, analista da Hyundai Securities.
No setor de celulares, a LG vive um momento de reavaliação, depois que a empresa viu sua participação no mercado ser derrubada por modelos mais populares --como o "RAZR" (Motorola) e o "Walkman" (Sony Ericsson).
Na terça-feira, a LG informou suas vendas de celulares no terceiro trimestre: 16,5 milhões de aparelhos, valor considerado alto em relação aos 15,3 milhões comercializados no semestre anterior.
Sucesso de vendas
O modelo "Chocolate" vendeu quase duas vezes mais que outros aparelhos da LG. A companhia espera comercializar mais de 6 milhões de unidades de celulares este ano, depois do lançamento, na Europa, em maio, e nos Estados Unidos, em agosto.
O presidente-executivo da unidade de celulares da LG, Park Mun-hwa, afirmou que a companhia estuda modelos voltados para públicos de poder aquisitivo mais baixo, tercerizando a produção dos aparelhos. "A competição será acirrada no próximo ano", afirmou o executivo.
Analistas afirmam que a LG e a rival Samsung, até agora, perderam oportunidades em mercados emergentes --onde há um forte crescimento-- por causa da ausência de celulares de baixo custo nas linhas de produtos dessas empresas.
HP obtém permissão da UE para comprar Mercury por US$ 4,5 bi
com Reuters, em Bruxelas
A Hewlett-Packard conseguiu permissão da CE (Comissão Européia) para comprar a Mercury Interactive por cerca de US$ 4,5 bilhões em ações, ou US$ 0,52 dólar por ação.
"A Comissão concluiu que a transação proposta não impedirá de maneira significativa a competição na Área Econômica Européia", afirmou o braço executivo da União Européia nesta sexta-feira.
O acordo é voltado à expansão das operações de software corporativo da fabricante de computadores. A aquisição coloca a HP em competição mais próxima com outros fornecedores de programas de gerenciamento de sistemas, como a Tivoli (unidade da IBM), a UniCenter (da Computer Associates) e BMC Software .
O negócio marca a maior aquisição da HP desde a controversa compra da Compaq por US$ 19 bilhões, em maio de 2002.
Sob suspeita
Desde o ano passado, alguns importantes executivos da Mercury deixaram a empresa em meio a uma investigação sobre a concessão de opções de ações. O escândalo financeiro levou a Mercury a ser retirada do mercado da Nasdaq.
A HP desembolsa um ágio de um terço pelas ações da Mercury no acordo de US$ 4,5 bilhões, um dos maiores preços já pagos pela compra de uma empresa com raízes em Israel.
O acordo vai dobrar a unidade de softwares de negócios da HP para mais de US$ 2 bilhões em receita anual e deve gerar taxas de crescimento de 10% a 15% até 2008, informou a companhia.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20824.shtml
Exposição em Londres questiona se videogames seriam "benção" ou "maldição"
com Reuters
Uma inusitada exposição aberta nesta sexta-feira no "Science Museum", em Londres, propõe a seguinte questão: a história dos videogames representa uma "benção" ou uma "maldição"?
Enquanto adultos ponderam os prós e contras da revolução dos consoles, as crianças poderão se divertir com 120 jogos --de Pac-Man a PlayStation.
A instigante exposição não oferece respostas fáceis sobre o setor de videogames, cujo faturamento anual, estimado em US$ 25 bilhões, excede o movimento das bilheterias de Hollywood. O segmento conta agora também com eventos como o "World Cyber Games".
Os argumentos da exposição são propostos de forma sucinta, em uma série de painéis de informação entremeados aos consoles de videogames.
Estudos e curiosidades
Os textos em exposição citam um estudo segundo o qual cirurgiões que treinavam seus dedos jogando videogames eram 30 vezes mais precisos e ágeis do que colegas que nunca pegaram em um joystick. Videogames também são utilizados no treinamento de pilotos da Força Aérea norte-americana.
Na Califórnia, pesquisadores desenvolveram um videogame para crianças que sofrem de câncer; a heroína do jogo tem que destruir células malignas.
Outra pesquisa aponta que as crianças britânicas passam um total de dois meses por ano diante das telas de videogame --agravando a obesidade e a falta de exercícios em um país onde a saúde das crianças é um problema sério.
Amsterdã dispõe de uma clínica para os viciados em videogames -- o processo de "desintoxicação" dura oito semanas oferecendo terapia de grupo e atendimento individual.
Benção ou Maldição?
"Estamos criando um país de preguiçosos? Quais são os efeitos psicológicos? Os videogames nos tornam mais violentos? Tudo está aberto a debate", disse à Reuters Gaetan Lee, coordenador de eventos da exposição.
Os padrões de jogos também estão mudando. Hoje, a média de idade dos jogadores é de 33, e não mais adolescentes. Além disso, a indústria está buscando atingir um público cada vez mais amplo.
Enquanto adultos contemplavam a exibição buscando entender como será o futuro do setor, crianças disputavam os controles.
Daisy Chamberlain, 8, brincava feliz com um clássico de Pac-Man. "É muito bom. É fácil de jogar e divertido. Eu gosto dos antigos tanto quanto dos novos", disse ela.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20820.shtml
Após vídeo de Cicarelli, YouTube ganha 1,6 milhão de usuários no Brasil
No mês de setembro, o maior site de vídeos da internet, o YouTube, ganhou 1,6 milhão de usuários brasileiros de internet residencial. O número de internautas pulou de 2,6 milhões para 4 milhões. Em agosto, 19,1% dos internautas que usam internet em casa no Brasil acessavam a rede de vídeos. Em setembro, foram 29,8%.
Como adiantou a Folha Online no mês passado, o Brasil passou a Espanha no número de usuários e tomou a liderança no ranking de países que mais acessa a rede recém-adquirida pelo Google. Em agosto, 19,2% dos internautas na Espanha acessavam o YouTube, enquanto no Brasil a porcentagem era de 19,1%. A Espanha também cresceu em setembro, mas ficou com 21,3% e agora está em segundo lugar.
Nos EUA, o número de usuários caiu de 23 milhões para 19 milhões. Esses dados foram fornecidos à Folha Online por José Calazans, analista do Ibope Inteligência, empresa que pertence ao grupo Ibope.
Efeito Cicarelli
Um dos motores dessa arrancada foi a divulgação do vídeo em que a modelo Daniella Cicarelli aparece em cenas picantes com seu namorado em uma praia na Espanha.
Com o polêmico caso, mais usuários descobriram o site de hospedagem de vídeos. Mesmo com o YouTube tentando tirar o vídeo do ar, os internautas contornaram as restrições colocando nomes falsos ou trechos da cena de Cicarelli em outros arquivos.
Fonte: Folha Online
Estamos de Volta
Pedimos desculpas por estes dias de "jejum" de notícias...mas agora estamos de volta e em definitivo.
Abraços.