sexta-feira, outubro 27, 2006

Email Oficial do Convergência News

Estamos aqui para informar a todos os nossos leitores que o nosso blogger, agora possui email oficial.

convergencianews@gmail.com

Qualquer dúvida, dica, crítica, trocas ou envio de informações, é só enviar para este endereço.

Um grande abraço a todos os leitores.

Cristiane Oliveira & Rodrigo Santana




Sincronizando Legendas Externas

É muito comum, quando realizamos o download (baixa de arquivos) de um filme, nos depararmos com algo assustador... ele está sem legendas!!! Por essa razão, é necessário fazer uma busca cansativa e entediante pela mesma em algum lugar. Existem diversos sites especializados para o download de legendas, entre eles: www.legendas.com.br e www.divxsubtitles.com. Mas após fazer o download da legenda desejada, é necessário ter um Player que seja capaz de mostrar as legendas sincronizadas com o filme, tal como o BS PLayer, o RadLight ou o MicroDVD. Muitas vezes, as legendas que pegamos na Internet não estão em perfeita sincronia com o filme que queremos assistir e/ou então o Player que estamos usando não suporta o formato da referida legenda.
Para descobrir como fazer isso, detalhadamente, acesse o site de Luciano Marinho, ali você encontrará todas as dicas sobre este assunto.

Fonte: Luciano Marinho

Empresa não pode monitorar e-mail pessoal e MSN

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte: InfoExame

Esse Office você não viu

Por Carlos Machado, da INFO

Fonte: InfoExame

Abertas inscrições para concurso de websites

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está com inscrições abertas para quinta edição anual do "Doors to Diplomacy". O concurso tem o objetivo de incentivar jovens que desenvolvam websites sobre relações internacionais.

Podem participar estudantes de todas as nacionalidades, entre 11 e 18 anos. Além do Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Fundação Global de Scholnet também patriocina a competição.

Todos os anos uma comissão da equipe americana e de um outro país são selecionadas para julgar os trabalhos:

- A idéia da competição é acoplar e estimular o interesse das novas gerações em assuntos internacionais - disse Janice Clark, membro do departamento do estado e um dos juizes da competição.

Cada membro da equipe vencedora receberá como prêmio o valor de $ 2 mil. Além disso, a escola ganha uma bolsa no valor de $ 500.

Os projetos devem estar encerrados até 17 de março de 2007. O resultado final sairá em maio de 2007.

- A internet faz parte da formação desta geração. Com o site feito, eles terão algo que qualquer pessoa pode aprender em qualquer lugar - destaca Clark.

Em 2006, mais de 300 equipes de 46 países participaram do concurso. Mais informações e inscrições no site http://usinfo.state.gov/

Da Agência O Globo
Citado em Pernambuco.com

Futebol virtual ganha cara nova no "Fifa 07"


da Folha Online
com Reuters


As versões virtuais de Ronaldinho e de Wayne Rooney estão driblando com mais habilidade graças às alterações nos astros internacionais do futebol na mais recente versão do videogame "Fifa Soccer".

O "Fifa Soccer 07" --lançado este ano para a linha de videogames da Electronic Arts-- tem um novo sistema de dados permitindo que os jogadores se movimentem menos como robôs e com mais estilo pessoal em jogo.

Tudo isto porque o Xbox 360 (Microsoft) e o PlayStation 3 (Sony) --prestes a ser lançado-- têm capacidade muito maior de processamento de informações se comparados aos consoles da atual geração, disse um produtor do jogo.

"Com o poder de processamento das plataformas da nova geração podemos atingir um nível físico dos jogadores muito melhor que antes", disse Andrew Wilson, da Eletronic Arts. "Quando você assiste ao jogo, começa a reconhecê-los, não só pela aparência, mas pela forma como se movimentam."

Os jogadores estão programados para mudar a perna de apoio, inclinar os ombros e plantar os pés no gramado como suas versões reais. Também tomam decisões de quando correr, ou chutar, com base no desempenho de seus modelos reais nos gramados.

"Jogadores como Rooney, Ronaldo ou Beckham fazem jogadas no videogame baseadas no estilo que têm em campo", disse Wilson. "Que tipo de jogo está sendo disputado? Estão jogando em casa ou fora? Todas essas coisas alteram a maneira pela qual um jogador toma decisões no gramado.'

Devido ao vasto número de características que agora podem ser atribuídas a cada jogador, o tempo de desenvolvimento dos atletas disparou.

O "Fifa 2007" chegará às lojas em novembro, com apenas três mil ou quatro mil jogadores (eram 10 mil na versão anterior).

Ainda assim, Wilson diz que os novos atributos dos jogadores tornarão o jogo menos previsível porque os usuários terão novas experiências em partidas.

Fonte: Folha OnLine

"Segunda guerra" dos navegadores põe Explorer contra Firefox

da Folha Online

Após um longo período de "hibernação", a Microsoft lançou seu mais recente navegador, o IE7 (Internet Explorer 7). A versão 6 datava de outubro de 2001. O lançamento ocorre após a primeira batalha de navegadores contra a empresa de Redmond (EUA), a Nestcape.

Nos anos 90, a internet se abriu ao público graças a um lançamento do navegador Netscape Communication, software no qual o usuário se orientava facilmente na rede, usando apenas uma série de ícones.

Segundo o jornal francês "Le Monde", a performance técnica se uniu a um golpe de mestre em marketing, já que a Netscape difundiu seu software gratuitamente. Em 1995, o produto havia conquistado 70% dos usuários conectados na rede mundial.

Nesse período, a Microsoft preparava uma resposta que seria fatal. Não apenas a companhia de Bill Gates difundiu, da mesma forma, gratuitamente seu navegador Microsoft Explorer, como ela decidiu integrar a ferramenta ao seu sistema Windows 95.

Segundo o jornal francês, o rival foi imediatamente expulso dos computadores da maioria dos usuários. A Netscape, que foi uma das pioneiras da internet com seu navegador, se encontra marginalizada e acabou sendo comprada pela AOL. Segundo o último censo da Onestat.com (outubro de 2006), a ferramenta Netscape é agora utilizado por 0,12% dos internautas no mundo.

Firefox: livre, gratuito e aberto

A Microsoft parece ter se livrado definitivamente do Netscape. Mas não dos engenheiros que criaram o navegador. Em 2003 nasce a Fundação Mozilla, uma estrutura inicialmente sem fins lucrativos pelas mãos de antigos programadores do Netscape que deram continuidade de seu trabalho desenvolvido. Em outubro de 2004, Mozilla lança um navegador batizado de Firefox, um programa livre, gratuito e aberto, elaborado por colaborações.

O Firefox é considerado um sucesso. Ele integrou as evoluções de internautas com o seu sistema de abas que facilita a navegação e o sistema de busca integrado à barra do navegador. Os internautas, infiéis por natureza, adotaram rapidamente a ferramenta. A reportagem cita os números do estudo Xiti Monitor (de junho de 2006): a taxa de utilização do Firefox ultrapassa os 21% dentro dos países europeus estudados. Na Finlândia e na Eslovênia, a taxa ultrapassa os 35%; na Alemanha, é por volta dos 30%. A França está na média européia, com quase 20% de usuários. É na Holanda, no Reino Unido, e na Dinamarca que o uso do software é mais baixo, com cerca de 12%.

No mercado mundial, a Onestat.com revelou que 11,49 % dos internautas usam o Firefox, 85,85 % entre eles navegam com o Internet Explorer, contra 1,61 % com o Apple Safari e 0,69 % com Opéra. Uma brecha se desenvolve na dominação do Explorer, a segunda batalha do navegador é lançada, afirma o jornal.

A Microsoft se impõe com o IE7

Foram necessários dois anos até que a empresa de Redmond elaborasse uma nova versão de seu navegador, suscetível a frear a fuga dos usuários. A versão 7 se inspirou muito nas inovações desenvolvidas pelo Mozilla. O Explorer finalmente adotou um sistema de navegação por abas, um leitor de fluxo RSS, e um novo sistema de gestão de seu histórico e de favoritos.

"É muito bom ver que o Internet Explorer adota as funcionalidades que a gente contribuiu a popularizar", declarou Christopher Beard, vice-presidente de produtos da Mozilla no lançamento do IE7.

"Seria desonesto não reconhecer que nós estávamos com um certo atraso", afirmou ao jornal "Le Monde" Nicolas Mirail, chefe de produtos da Microsoft na França. as inovações do Firefox são agora presentes no IE7.

"Mas nós realmente reforçamos a segurança, sabendo que os internautas são sensíveis a essa questão. Controle de pop-up, sistema anti-phishing, e reduzimos consideravelmente a exposição aos ataques em nosso navegador." Da mesma forma, a Microsoft inovou com um sistema de alertas sob a forma de códigos de cores que indicam ao internauta a confiabilidade de um site.

Para Tristan Nitot, diretor do Mozilla na Europa o discurso pró-segurança da Microsoft não passa de uma pedra no sapato. Segundo ele, o Explorer é o navegador mais atacado o que não o torna confiável. Em sua versão 2, oficialmente lançada em 24 de outubro, o Firefox melhorou sua gestão de abas com um botão de fechamento e com a possibilidade de minimização. O navegador adotou da mesma forma um corretor ortográfico e proteção anti-phishing. A integração dos assuntos na barra de busca agora é mais simples. Em relação aos marcadores de página, será preciso esperar a versão 3, afirma a reportagem.

Fonte: Folha OnLine

quinta-feira, outubro 26, 2006

Abajur ajuda dono na hora de dormir e de acordar


A Verilux apresentou o Rise & Shine Alarm Clock Lamp, um abajur para mesa de cabeceira que funciona como alarme. A vantagem do dispositivo, porém, não está só no fato dele economizar espaço nas apertadas mesinhas, mas sim no fato dele ter tecnologia exclusiva que ajuda a despertar (e pôr para dormir) seu feliz dono.

De acordo com a Verilux, basta o usuário determinar a hora que quer dormir para que o dispositivo dê início, alguns minutos antes da hora marcada, a se apagar. Oito diferentes sons relaxantes podem ajudar no processo. O mesmo vale para a hora de acordar. A lâmpada se acende aos poucos e os sons dão ares de fim de madrugada. O preço é de US$ 150 (R$ 321).

Fonte TECHGURU

Mão robótica simula concertos de piano


Ao ver uma mão robótica com dedos articulados sobre partituras de piano é fácil pensar: eles conseguiram desenvolver um robô pianista. Quase. A novidade, batizada de Pianist Hand Concert (concerto de uma mão pianista), tem estrutura transparente e "esqueleto robótico" aparente, mas não toca piano.

O gadget simula, com pulso apoiado na mesa e dedos balançando no ar, o dedilhado de um pianista sincronizado com peças de famosos compositores como Beethoven (Quinta Sinfonia), Scott Joplin (The Entertainer) e Chopin (Minute Waltz). Ao dono do aparelho, que sai por razoáveis US$ 17 (R$ 36), cabe apenas admirar o que poderia ser a mão de um pianista.

Fonte: TECHGURU

Aparelho mede e informa seu grau de stress


Se você se sente estressado, mas não sabe dizer o quanto, o Stress-o-Meter pode ajudar a descobrir. Isso porque ele tem um captador capaz de detectar o nível de stress do usuário apenas com um toque da ponta do dedo.

A partir disso, o mostrador semelhante a uma roda da fortuna apontará como você está se sentindo. Assim você poderá avaliar se está a beira de uma estafa e é hora de tirar umas férias. Apesar de parecer brincadeira o produtos está a venda no Gadgets.dk, por US$ 21.

Fonte TECHGURU


Orkut estréia novas ferramentas de segurança

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte: InfoExame

Sonda permitirá captar imagens 3D do Sol

Por Irene Klotz, da Reuters

Fonte: InfoExame

Recife inaugura delegacia de combate à pirataria

A partir de agora as ações de combate à pirataria serão intensificadas em Pernambuco. Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (25), em Recife, o Núcleo de Repressão aos Crimes de Propriedade Intelectual, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) do Ministério da Justiça.

De acordo com o gerente do núcleo, o delegado especial da Polícia Civil, Eduardo Machado, as ações de repressão à falsificação de produtos serão diárias e o cidadão poderá denunciar crimes de pirataria pessoalmente ou por meio do site do Ministério da Justiça , no ícone do Clique Denúncia. "A partir desta quinta-feira estaremos em funcionamento. A equipe é formada por 8 pessoas, dos quais 7 policiais. Mas a idéia é que esse número suba para 20, que é o número ideal", disse.

A delegacia está localizada na Rua Imperial, 1770, bairro São José, e vai funcionar 24 horas por dia. Para a secretária-executiva substituta do Conselho, Ana Lúcia de Morais Gomes, a instalação do núcleo no estado vai fortalecer as ações que o CNCP vem realizando em todo o País. "O ideal é que outros estados também tenham a iniciativa de designar instituições específicas para o combate a este tipo de crime", destacou.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM
Fonte: Pernambuco.com

Exercícios on-line prometem melhorar o desempenho cerebral

PRISCILA PASTRE ROSSI
Colaboração para a Folha
TATIANA DINIZ
da Folha de S.Paulo


Aumentar a memória e o poder de concentração, incrementar a capacidade de aprender, turbinar a criatividade, reduzir o estresse por excesso de informação e aperfeiçoar a atividade cerebral com exercícios on-line que não tomarão mais do que 30 minutos do seu dia. Tudo isso por menos de R$ 50 por mês. Você quer?

Provavelmente, sim. Com apelos como esses, sites que vendem programas de exercícios para estimular o funcionamento dos neurônios estão ganhando espaço e conquistando internautas que não hesitam em sacar o cartão de crédito diante das promessas --que vão de mais eficiência nas tarefas intelectuais a mais sucesso na carreira, passando pela superação de dificuldades de aprendizagem em crianças.

Mas será que essa malhação virtual do cérebro faz sentido? Pouco. Essa é a resposta unânime dos especialistas ouvidos pela Folha. Para eles, não há ainda subsídios científicos à idéia de que executar um determinado grupo de exercícios em frente ao computador garantirá melhor performance cerebral. Só uma coisa é certa, ensinam: quanto mais se usa o cérebro, melhor ele funciona e mais protegido está de doenças e de degeneração.

"Não restam dúvidas de que o estímulo é fundamental. Daí pra frente, o conhecimento é muito vago. Não dá para dizer que quem faz palavras cruzadas fica mais inteligente ou que quem ouve mais música consegue se tornar um pai melhor, por exemplo.

Qualquer associação desse tipo é arbitrária", enfatiza Roberto Lent, professor de neurociência do instituto de ciências biomédicas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ele explica que, de fato, estimular o cérebro com atividades intelectuais consolida as sinapses --conexões entre os neurônios- e até forma novas.

É o que acontece com um vestibulando quando estuda um determinado conteúdo, lendo e pesquisando muitas vezes sobre ele, ou com um artista que realiza vários ensaios antes de uma apresentação. "No final desse processo, ambos terão uma memória consolidada. Há um crescimento na síntese de proteínas, promovendo maior adesão entre os neurônios", diz Lent.

Benito Damasceno, professor de neurologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz que não há nenhuma particularidade dos exercícios on-line em relação aos outros que garanta maior ou menor efeito no desenvolvimento cerebral. "Qualquer atividade intelectual é válida para desenvolver as sinapses."

Ele explica, ainda, o que acontece quando o cérebro é ativado sob qualquer forma de estímulo intelectual. "A pessoa tem um aumento no fluxo sangüíneo.

A cada tipo de atividade, ela ativa um conjunto específico de neurônios, que, geralmente, aumentam também o consumo de glicose e de oxigênio", detalha. Não há evidências de que esse "treino" disparado pelos estímulos tenha efeito prático no dia-a-dia das pessoas.

Os exercícios virtuais podem ser válidos, desde que o usuário se interesse por eles e sinta prazer em fazê-los. Além disso, para quem já leva uma vida repleta de estimulação intelectual, trocar minutos de sono --atividade, aliás, fundamental para o bom funcionamento do cérebro-- pela obrigação de concluir o programa proposto pelo site de exercícios para neurônios pode ser uma escolha inútil, alertam os especialistas.

"É preciso haver contextualização desse estímulo. Uma criança urbana com deficiência de aprendizagem e que se interessa pelo computador pode tirar proveito do método. Por outro lado, uma criança do campo com o mesmo problema pode preferir uma árvore para subir", observa Sérgio Leme da Silva, coordenador do serviço de neuropsicologia do Hospital Universitário de Brasília.

Correntes

Fundamentadas nas comprovações de que o cérebro permanece plástico e pode ser treinado ao longo da vida, duas correntes teóricas defendem a prática de exercícios de estimulação cerebral.

A primeira é a neuróbica, criada por Lawrence Katz, professor de neurobiologia e pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, nos Estados Unidos. Katz desenvolveu exercícios que propõem tornar o cérebro mais rápido e flexível.

Um dos fundamentos está em quebrar a rotina, fazendo as mesmas atividades de modos diferentes: destros escovarem os dentes com a mão esquerda, por exemplo. Tirar férias em lugares desconhecidos e aprender novas línguas também estão entre as dicas de estimulação cerebral da neuróbica.

A segunda corrente é conhecida como "brain gym" --ou "ginástica cerebral"-- e foi idealizada por Paul Dennison, criador da educação cinestésica e doutor em educação pela Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA.

Aqui, o caminho para aprimorar a performance mental é acessar áreas do cérebro antes inativas praticando certos exercícios físicos e movimentos. De acordo com Dennison, girar o pescoço com o corpo relaxado ajuda a ler melhor em voz alta, por exemplo. A corrente é criticada pelos especialistas da área de neurociência.

Sites e jogos

Somente 90 dias para sentir os resultados. Esse é o prazo mencionado pelo site BrainBuilder (www.brainbuilder.com). Com assinatura mensal de US$ 7,95, o treinamento conta com um personal trainer virtual que, a partir de uma avaliação do desempenho cerebral, indica os melhores exercícios.

Uma das tarefas sugere a memorização de seqüências de letras e números, que devem, depois de ouvidas, ser digitadas, às vezes de trás para a frente. "Na verdade, esse tipo de prática é mais um teste da memória operacional do que exatamente um estímulo. Repeti-la diariamente não significa que você está aperfeiçoando o cérebro", afirma Sérgio Leme da Silva.

Já em MyBrainTrainer's (http://mybraintrainer.com), o foco é na velocidade de raciocínio. No teste gratuito, você é convidado a responder "sim" ou "não" para a combinação entre uma palavra e um desenho. Quando o programa diz "reversal", é preciso responder ao contrário. O diagnóstico, repleto de comparações com os obtidos pelos outros 6.000 usuários, informa como está o seu desempenho em relação à média e o convida a aprimorá-lo em 21 dias.

Há também sites que trazem os chamados "jogos cerebrais". Em www.gamesforthebrain.com, o internauta encontra gratuitamente mais de 30 opções deles. O mais famoso é o sudoku, game de raciocínio em que o jogador precisa elaborar seqüências de números em um grande quadro --como aquele utilizado nas palavras cruzadas-- de forma que eles não se repitam nas posições horizontal e vertical.

Outros jogos, também disponíveis no "Games for the Brain", lembram diversões já conhecidas, que as crianças fazem no papel até hoje, como o "what word". Ele é parecido com o antigo jogo "forca", em que o jogador recebe dicas para tentar adivinhar qual é a palavra secreta.

Entre os sites brasileiros, o despretensioso Rachacuca (www.rachacuca.com.br) tem jogos simples, também gratuitos, que exigem raciocínio e atenção. Não há promessa de tornar o internauta mais inteligente. Também mais voltado à diversão está o www.gratisjogos.com.br/raciocinio-e-escape.php.

O diferencial são os cenários e as situações. Estratégias de fuga e cálculos para desarmar bombas antes de o tempo preestabelecido acabar estão entre os jogos oferecidos.

Apostas

A falta de pesquisas científicas que comprovem os benefícios dos chamados "jogos cerebrais" não impede que alguns profissionais da área de games apostem neles como grandes aliados em variados aspectos da saúde mental.

Eles se baseiam em experiências feitas por pesquisadores com a utilização de questionários ou por observação de jogadores. "Há alguns sinais de que esses jogos exercitam a mente, mas, realmente, não são evidências biológicas.

O que notamos é uma menor incidência de perda de raciocínio cognitivo entre as pessoas que jogam esse tipo de game quando comparadas àquelas que não jogam", afirma Ben Sawyer, fundador da "Games for Health" (Jogos para a Saúde), associação de Washington que tem o objetivo de unir pesquisadores, médicos e empresas produtoras de games que queiram compartilhar informações sobre o impacto dos jogos na saúde.

Em entrevista à Folha, Sawyer reconhece que ainda faltam estudos nessa área e prevê que os primeiros resultados concretos devem ser alcançados em um prazo mínimo de dez anos. "Já temos alguns estudos que indicam, por exemplo, um certo aumento da capacidade de memória em quem joga.

Mas deve levar aproximadamente uma década até que esse e outros efeitos sejam comprovados biologicamente ou não", diz. Sawyer defende o estudo do uso de jogos de lógica no tratamento de doenças que envolvam envelhecimento do cérebro, incluindo o Alzheimer e outras formas de diminuição de capacidade de cognição.

Também na área da observação, a forma como a cognição do ser humano pode --ou não-- evoluir com o videogame é tema da tese de Roger Tavares, professor do curso de pós-graduação em games do Senac de São Paulo. Para ele, as pessoas que começam a jogar com freqüência apresentam uma característica comum, que pode indicar um ponto de partida para os estudos nessa área.

"Quanto mais elas jogam, mais querem jogar e, a cada vez, em estágios mais complexos", diz o professor, levantando a hipótese de que o cérebro, depois de se "acostumar" a desenvolver determinadas conexões, sente a necessidade de criar outras, aumentando o seu repertório de habilidades.

Para atrair os "gamemaníacos" que apostam na eficiência do desenvolvimento de determinadas áreas do cérebro com a utilização dos jogos, as empresas da área começaram a multiplicar problemas de lógica dentro dos enredos de jogos que, anteriormente, não tinham essa característica.

Com isso, mesmo o jogador que deixa a internet de lado para se divertir nos games do seu console preferido pode se deparar com a necessidade de fazer um cálculo ou de desvendar uma senha complexa antes de entrar para a próxima fase de um jogo de tiro, por exemplo. Um estilo de diversão que, até pouco tempo, não costumava trazer esse tipo de desafio.

Memória e qualidade

No programa que coordena com idosos portadores da doença de Alzheimer no Hospital Universitário de Brasília, Sérgio Leme da Silva defende que o estímulo seja contextualizado, personalizado e não tenha como meta a retomada da capacidade de memorizar.

"Muitas vezes, aperfeiçoar a memória não é a principal questão. O importante é trazer qualidade de vida para aquele paciente. A estimulação cerebral por atividades como o relato de lembranças e a associação de cores leva a isso", explica.

As ilustrações utilizadas nesta reportagem foram retiradas do livro "101 Maneiras de Melhorar sua Memória". Editora: Seleções Reader's Digest. Quanto: R$ 119,80 (352 págs.)

Fonte: Folha OnLine

Salão do Automóvel 2006 mostra novos recursos tecnológicos

Pode parecer estranho, mas os carros futuristas mostrados no desenho animado "Os Jetsons" estão mais perto do que você imagina. Claro que ainda falta muito tempo para que eles consigam voar, mas a tecnologia existente nos veículos de hoje permite que o ato de dirigir seja mais seguro e mais confortável.





Os carros futuristas do desenho animado "Os Jetsons" estão mais perto do que imaginamos


Os carros futuristas do desenho animado "Os Jetsons" estão mais perto do que imaginamos


Isso acontece porque os novos modelos de carros e de acessórios automotivos integram funções como atender ao celular usando o aparelho de som ou guiar motoristas perdidos indicando o melhor caminho para o destino desejado.

O Salão do Automóvel 2006, que acontece até este domingo, em São Paulo, traz veículos que esbanjam tecnologia e enchem os olhos dos visitantes. Mas é o que está debaixo do capô que chama mais a atenção.




Inovação


Agora não são mais os donos que devem se adaptar ao carro, mas é o veículo que se adapta ao motorista. O Stilo, da Fiat, possui um sistema chamado My Car. "Ele permite que o condutor configure o veículo ao seu modo", explica Carlos Henrique Ferreira, representante da companhia.

"Se o usuário desejar que as portas se tranquem automaticamente quando ele atingir 20 km/h, o carro obedece", complementa. É possível, ainda, ajustar o consumo de combustível do veículo ao seu uso diário.

Muitos modelos saem de fábrica com diversos recursos para que o condutor não desvie a atenção do trânsito. Sensores de chuva acionam o limpador de pára-brisas, do mesmo modo que acendem os faróis quando anoitece. Seguindo essa idéia, o novo Citröen C6 consegue projetar dados do velocímetro, por exemplo, diretamente no pára-brisas, evitando distrair o motorista.

Acessórios

Se por um lado os carros já vêm de fábrica esbanjando tecnologia, por outro, as fabricantes de acessórios tentam inovar com os seus aparelhos .

Para uma viagem em família, uma boa opção é equipar o carro com LCD e tocador de DVD, para que as crianças possam assistir a filmes enquanto aguardam a chegada ao destino. Esses mesmos aparelhos também permitem assistir a canais de televisão aberta e até, no caso de haver mais monitores no carro, selecionar imagens separadamente para cada tela.

Rádios permitem atender a chamadas de celular sem tirar as mãos do volante. A voz de quem está do outro lado da linha é reproduzida nos alto-falantes, enquanto a do motorista é captada por um pequeno microfone. Alguns modelos apresentam até conexão para tocadores como o iPod.

Fonte: Folha Online

quarta-feira, outubro 25, 2006

NEC lança roteador Wi-Fi de 130 Mbps



Gostaria de agradecer ao apoio do jornalista Vinícius Longo, do Fórum Pcs, por mencionar o Convergência News!

Para os aficcionados em TI, fica a dica do site, que na minha opinião, é um dos melhores sites de tecnologia do país.
Acesse o link: www.forumpcs.com.br e conheça o Fórum Pcs!

Bizarrices telemóveis: um celular que repele mosquitos e outro que alimenta o gato

O mundo da tecnologia nos oferece surpresas cada vez mais estranhas. Em uma feira na Coréia, a blogueira Miss Katie, do blog Shiny Shiny, demonstrou funcionalidades para lá de bizarras que dois modelos de celulares coreanos oferecem.

Um dos aparelhos (cujo fabricante, nem o preço foram divulgados) conta com um sistema "ultra-sônico" para espantar... mosquitos. Isso mesmo. Vendo o vídeo - ou melhor, ouvido-o -, dá para sacar que não é só insetos que o telemóvel pode espantar: o ruído é irritante ao extremo. Já o outro celular demonstrado pela simpática Katie pode parece surreal, mas tem lá sua utilidade. Por meio dele, você pode acionar remotamente um outro equipamento que libera porções de ração para o seu gato enquanto você estiver fora.

Como diria a avó de um amigo meu, "ah, como seria bom se todos usassem a criatividade para fazer algo de útil...".



Fonte: Techguru

Inovação: empresa cria aparelho de scanner do pé para corrigir o tipo de pisada

Você sabia que a forma com se caminha pode provocar mais ou menos riscos de lesão nas articulações do seu corpo? Para diagnosticar o seu tipo de pisada, a Pixel Labs, empresa especializada em inovações tecnológicas, desenvolveu um aparelho que captura a imagem da planta do pé para identificar o tipo seu de pisada.

O teste é simples. Descalça, a pessoa sobe em uma plataforma e caminha naturalmente, pisando sobre a superfície de captura de imagens. O sistema captura a pegada do pé direito, analisa o formato e os pontos de pressão e diagnostica o tipo de pisada. Todo o processo de captura e análise é visualizado em um display LCD.

Por meio da captura de imagens da planta dos pés, a máquina detecta se a pessoa é pronadora (pisada para dentro), subpronadora (pisada para fora) ou neutra. A partir disso, será possível usar os calçados mais adequados para corrigir a passada e não causar problemas de saúde.

Fonte: TECHGURU

Engenheiro japonês inventa CD de vidro para agradar audiófilos

Um engenheiro japonês especializado em sistemas de gravação anunciou que acaba de inventar o primeiro CD de vidro da história. Dentre as vantagens que ele oferece, o principal destaque é que o seu material é mais resistente a riscos e entortamentos quando comparado aos discos convencionais feitos de plástico.

O site Mainichi também dá conta de que alguns críticos musicais que ouviram o som extraído do CD de vidro garatiram que sua qualidade sonora era "incrível e virtualmente igual a ouvir a uma apresentação ao vivo". Seu único defeito: o preço. Como ele ainda é feito de forma artesanal, seu custo é bem alto em relação aos CDs atuais: cada peça custa 98,7 mil iênes - nada menos do que cerca de R$ 1,7 mil.

"Queria fazer um CD que pudesse 'sobreviver' ao meu neto", disse o inventor do CD de vidro, Suenori Fukui, que demorou dez anos desenvolvendo o produto junto com Mitsugu Ikeda, técnico da empresa Tomie Media Solutions. Fukui explicou que o plástico utilizado nos CDs não é totalmente trasparente aos sistemas de leitura à laser, o que ocasiona distorções na reprodução sonora dos dados lá gravados. Além de não oferecer esse problema, o CD de vidro não sofre deformações, nem é afetado pelo calor ou umidade. "Quando fizerem um pouco mais desses CDs, o preço provavelmente vai cair", assegurou Fukui.

Fonte: TECHGURU

Google permite a sites criar busca customizada

Por Eric Auchard, da Reuters

8P, da Globo.com, mistura Fotolog e Orkut


SÃO PAULO - Uma mistura de Orkut com Fotolog: assim pode ser definido o Fotolog 8P, que acaba de ser lançado pela Globo.com.

Silvia Balieiro, da INFO

Fonte: InfoExame

Linux Fedora Core 6 já está disponível

Celular pode causar esterilidade em homens, diz estudo

da Efe, em Londres

O uso de telefones celulares pode prejudicar a produção de sêmen nos homens e causar esterilidade, segundo um estudo do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira na imprensa britânica.

As ondas emitidas pelos celulares podem diminuir a quantidade, mobilidade e qualidade do esperma em quase 50%, até o ponto de alguns homens poderem ficar estéreis, diz a análise do centro de Cleveland, Ohio.

Quase 1 bilhão de pessoas no mundo todo utiliza celulares e em alguns países a quantidade cresce de 20% a 30% ao ano, segundo a imprensa britânica.

Os cientistas examinaram o esperma de 364 homens com problemas de fertilidade, de acordo com o estudo. Eles descobriram que os homens que mais usavam os celulares, com mais de quatro horas por dia, tinham a menor quantidade de esperma, 50 milhões por mililitro. A quantidade era maior (86 milhões por mililitro) e saudável entre os que não utilizavam o celular.

O estudo foi feito em Mumbai, na Índia, onde os celulares não são utilizados por todos os grupos sociais. O professor Ashok Agarwal, diretor da pesquisa, disse que "nos quatro parâmetros (quantidade, mobilidade, viabilidade e morfologia) havia significativas diferenças entre os grupos".

"O povo utiliza telefones celulares sem pensar nas conseqüências. Os celulares podem ter um efeito devastador na fertilidade. Ainda tem que ser provado, mas pode ter um grande impacto, porque eles hoje são parte de nossas vidas", afirmou Agarwal.

Segundo a análise, alguns dos homens que mais utilizavam o celular tinham uma quantidade de esperma abaixo de 20 milhões por mililitro, limite que a OMS (Organização Mundial da Saúde) define para a infertilidade.

A análise, apresentada ontem à Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva em Nova Orleans, renovará as preocupações sobre a segurança dos celulares, diz hoje o jornal britânico "The Independent".

Citado em: Folha Online

Video Games Lives chega ao Brasil em duas apresentações

No Rio de Janeiro, dia 12 de novembro, no Claro Hall (ingressos) e em São Paulo, dia 19, no Via Funchal (ingressos) você vai poder assistir um mega-espetáculo musical e performático tendo como tema o mundo dos videogames. Clique no "Continuação...." para ler mais sobre o evento.

Fonte: AnimePro

Tirado do Via Funchal

"O Video Games Live é um megaespetáculo organizado pelo músico Tommy Tallarico e pelo maestro Jack Wall, ambos compositores norte-americanos de trilhas de jogos. O evento tem a pompa de um concerto, com direito a orquestra e coral, mas também o frenesi de um show de rock, cheio de luzes e um telão que exibe imagens dos games em sincronia com as músicas.

Além do lado musical, o evento também inclui um aspecto performático, com encenações de trechos dos jogos, um segmento interativo, onde a platéia joga no telão, acompanhada pela orquestra, e também uma apresentação que inclui concurso de cosplay (pessoas que se fantasiam como seus personagens favoritos). O Video Games Live estreou nos EUA em 6 de julho de 2005, no Holywood Bowl, com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, sendo, até hoje, o maior concerto de videogames da história, com um público de 11 mil pessoas. Atualmente, o show está em turnê pelos Estados Unidos, com um total de oito apresentações de março a setembro de 2006.

Desde que o Brasil apareceu na lista de turnês no site oficial, os jogadores do país se entusiasmaram muito com a idéia. Em entrevista exclusiva à revista EGM Brasil 55 (publicada pela Futuro Comunicação), Tommy Tallarico justifica que a inclusão do Brasil na lista de shows foi graças à "quantidade enorme de e-mails que as pessoas ficavam mandando [...]. Na verdade, tivemos mais e-mails do Brasil do que de qualquer outra parte do mundo", diz.

Desde então, a Futuro Comunicação, em parceria com a Circuito Produções, esteve em negociações com a equipe de Tommy para trazer o evento para o Brasil. E assim surgiu o Video Games Live Brasil 2006, um show em que as empresas envolvidas estão trabalhando em conjunto com a equipe americana para a adequação ao público brasileiro. Sobre a magnitude da apresentação nacional do Video Games Live, Jack Wall, co-produtor e maestro da orquestra, garante: "Queremos ter a certeza de que esse seja o melhor show que já fizemos". E completa, sobre a realização de todas as atrações da versão americana no VGL Brasil 2006: "Teremos tudo isso e ainda mais".

O repertório da apresentação brasileira tem sido cuidadosamente selecionado, para filtrar faixas de games menos populares no mercado nacional e garantir a presença de jogos cultuados pelos nossos jogadores. Um dos exemplos é a adição da faixa One-Winged Angel, tema do personagem Sephiroth no jogo Final Fantasy VII, que a equipe de Tallarico e Wall estão ensaiando exclusivamente para a apresentação brasileira. "Queríamos ter certeza de que o público conhecesse a maioria dos games que vamos tocar e acho que todos terão uma agradável surpresa", diz Jack Wall.

A apresentação do Video Games Live Brasil 2006 está com data marcada para 19 de novembro de 2006, a ser realizado no Via Funchal, casa de espetáculos situada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. O show ainda coincide com o último dia do Electronic Game Show 2006, terceira edição do principal evento de games do país, devendo atrair, dessa forma, jogadores e visitantes de outras cidades do país. Apesar de não haver ainda confirmação, as empresas envolvidas indicaram a possibilidade do Video Games Live Brasil 2006 se transformar em uma turnê e visitar outras cidades do país ainda este ano."

Fonte: Via Funchal
Citado em: O Velho

segunda-feira, outubro 23, 2006

NEC lança roteador Wi-Fi de 130 Mbps

NEC lançou um roteador Wi-Fi que vai fazer com que a velocidade de seu modem de banda larga seja comparada a um fusca. Isso porque o dispositivo consegue atingir uma velocidade de transmissão de dados de respeitáveis 130 Mbps.

Com o nome de AtermWR8200N, o equipamento tem especificação Wi-Fi 802.11n. Como o padrão “n” suporta maior velocidade, mas ainda é pouco utilizado, o kit que compõe o produto traz um cartão que o torna compatível com qualquer notebook ou PC que conte com slot PCMCIA. O preço do produto não foi divulgado.
Fonte: TECHGuru

PC foi desenvolvido para ser usado no banheiro


Se você acha que sua casa merece um computador em todos os cômodos, esta é uma novidade que pode lhe agradar. Isso porque se trata de um PC que foi desenvolvido para se usar no banheiro.

Fabricado pela empresa alemã Keuco, o equipamento chama-se Visipad e permitirá ao usuário conectar-se à Internet, enviar e receber mensagens de texto, falar ao telefone, usar o messenger – inclusive no modo videochat – além de assistir televisão. O dispositivo conta ainda com uma tela LCD, com função touchscreen, em tamanhos que variam entre 10” a 46”. E como item opcional, o feliz proprietário pode ainda incluir um espelho. Preço e data de chegada ao mercado não foram divulgados.

Fonte: TECHGuru

EUA investigam cartel em venda de memória DRAM

LG revela novo celular "Shine" para substituir o sucesso de "Chocolate"

da Folha Online
com Reuters, em Seul

A LG Electronics --quarta maior fabricante de celulares do mundo, atrás da Nokia, da Motorola e da Samsung Electronics-- anunciou ontem uma nova versão do modelo "Chocolate", em uma tentativa de elevar sua participação no mercado. O novo produto foi chamado de "Shine" pela LG.

"A nova versão do 'Chocolate' segue a atual preferência dos consumidores por aparelhos finos e de exterior metálico. É uma tendência mundial", disse SR Kwon, analista da Hyundai Securities.

No setor de celulares, a LG vive um momento de reavaliação, depois que a empresa viu sua participação no mercado ser derrubada por modelos mais populares --como o "RAZR" (Motorola) e o "Walkman" (Sony Ericsson).

Na terça-feira, a LG informou suas vendas de celulares no terceiro trimestre: 16,5 milhões de aparelhos, valor considerado alto em relação aos 15,3 milhões comercializados no semestre anterior.

Sucesso de vendas

O modelo "Chocolate" vendeu quase duas vezes mais que outros aparelhos da LG. A companhia espera comercializar mais de 6 milhões de unidades de celulares este ano, depois do lançamento, na Europa, em maio, e nos Estados Unidos, em agosto.

O presidente-executivo da unidade de celulares da LG, Park Mun-hwa, afirmou que a companhia estuda modelos voltados para públicos de poder aquisitivo mais baixo, tercerizando a produção dos aparelhos. "A competição será acirrada no próximo ano", afirmou o executivo.

Analistas afirmam que a LG e a rival Samsung, até agora, perderam oportunidades em mercados emergentes --onde há um forte crescimento-- por causa da ausência de celulares de baixo custo nas linhas de produtos dessas empresas.

HP obtém permissão da UE para comprar Mercury por US$ 4,5 bi

da Folha Online
com Reuters, em Bruxelas

A Hewlett-Packard conseguiu permissão da CE (Comissão Européia) para comprar a Mercury Interactive por cerca de US$ 4,5 bilhões em ações, ou US$ 0,52 dólar por ação.

"A Comissão concluiu que a transação proposta não impedirá de maneira significativa a competição na Área Econômica Européia", afirmou o braço executivo da União Européia nesta sexta-feira.

O acordo é voltado à expansão das operações de software corporativo da fabricante de computadores. A aquisição coloca a HP em competição mais próxima com outros fornecedores de programas de gerenciamento de sistemas, como a Tivoli (unidade da IBM), a UniCenter (da Computer Associates) e BMC Software .

O negócio marca a maior aquisição da HP desde a controversa compra da Compaq por US$ 19 bilhões, em maio de 2002.

Sob suspeita

Desde o ano passado, alguns importantes executivos da Mercury deixaram a empresa em meio a uma investigação sobre a concessão de opções de ações. O escândalo financeiro levou a Mercury a ser retirada do mercado da Nasdaq.

A HP desembolsa um ágio de um terço pelas ações da Mercury no acordo de US$ 4,5 bilhões, um dos maiores preços já pagos pela compra de uma empresa com raízes em Israel.

O acordo vai dobrar a unidade de softwares de negócios da HP para mais de US$ 2 bilhões em receita anual e deve gerar taxas de crescimento de 10% a 15% até 2008, informou a companhia.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20824.shtml

Exposição em Londres questiona se videogames seriam "benção" ou "maldição"

da Folha Online
com Reuters

Uma inusitada exposição aberta nesta sexta-feira no "Science Museum", em Londres, propõe a seguinte questão: a história dos videogames representa uma "benção" ou uma "maldição"?

Enquanto adultos ponderam os prós e contras da revolução dos consoles, as crianças poderão se divertir com 120 jogos --de Pac-Man a PlayStation.

A instigante exposição não oferece respostas fáceis sobre o setor de videogames, cujo faturamento anual, estimado em US$ 25 bilhões, excede o movimento das bilheterias de Hollywood. O segmento conta agora também com eventos como o "World Cyber Games".

Os argumentos da exposição são propostos de forma sucinta, em uma série de painéis de informação entremeados aos consoles de videogames.

Estudos e curiosidades

Os textos em exposição citam um estudo segundo o qual cirurgiões que treinavam seus dedos jogando videogames eram 30 vezes mais precisos e ágeis do que colegas que nunca pegaram em um joystick. Videogames também são utilizados no treinamento de pilotos da Força Aérea norte-americana.

Na Califórnia, pesquisadores desenvolveram um videogame para crianças que sofrem de câncer; a heroína do jogo tem que destruir células malignas.

Outra pesquisa aponta que as crianças britânicas passam um total de dois meses por ano diante das telas de videogame --agravando a obesidade e a falta de exercícios em um país onde a saúde das crianças é um problema sério.

Amsterdã dispõe de uma clínica para os viciados em videogames -- o processo de "desintoxicação" dura oito semanas oferecendo terapia de grupo e atendimento individual.

Benção ou Maldição?

"Estamos criando um país de preguiçosos? Quais são os efeitos psicológicos? Os videogames nos tornam mais violentos? Tudo está aberto a debate", disse à Reuters Gaetan Lee, coordenador de eventos da exposição.

Os padrões de jogos também estão mudando. Hoje, a média de idade dos jogadores é de 33, e não mais adolescentes. Além disso, a indústria está buscando atingir um público cada vez mais amplo.

Enquanto adultos contemplavam a exibição buscando entender como será o futuro do setor, crianças disputavam os controles.

Daisy Chamberlain, 8, brincava feliz com um clássico de Pac-Man. "É muito bom. É fácil de jogar e divertido. Eu gosto dos antigos tanto quanto dos novos", disse ela.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20820.shtml

Após vídeo de Cicarelli, YouTube ganha 1,6 milhão de usuários no Brasil

da Folha Online

No mês de setembro, o maior site de vídeos da internet, o YouTube, ganhou 1,6 milhão de usuários brasileiros de internet residencial. O número de internautas pulou de 2,6 milhões para 4 milhões. Em agosto, 19,1% dos internautas que usam internet em casa no Brasil acessavam a rede de vídeos. Em setembro, foram 29,8%.

Como adiantou a Folha Online no mês passado, o Brasil passou a Espanha no número de usuários e tomou a liderança no ranking de países que mais acessa a rede recém-adquirida pelo Google. Em agosto, 19,2% dos internautas na Espanha acessavam o YouTube, enquanto no Brasil a porcentagem era de 19,1%. A Espanha também cresceu em setembro, mas ficou com 21,3% e agora está em segundo lugar.

Nos EUA, o número de usuários caiu de 23 milhões para 19 milhões. Esses dados foram fornecidos à Folha Online por José Calazans, analista do Ibope Inteligência, empresa que pertence ao grupo Ibope.

Efeito Cicarelli

Um dos motores dessa arrancada foi a divulgação do vídeo em que a modelo Daniella Cicarelli aparece em cenas picantes com seu namorado em uma praia na Espanha.

Com o polêmico caso, mais usuários descobriram o site de hospedagem de vídeos. Mesmo com o YouTube tentando tirar o vídeo do ar, os internautas contornaram as restrições colocando nomes falsos ou trechos da cena de Cicarelli em outros arquivos.
Fonte: Folha Online

Estamos de Volta

Olá para todos nossos leitores do Convergência News!!
Pedimos desculpas por estes dias de "jejum" de notícias...mas agora estamos de volta e em definitivo.

Abraços.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons