quarta-feira, abril 04, 2007

Intel lança família de processadores embarcados de quatro núcleos

Boston - Novos chips oferecem mais potência para infra-estrutura de comunicações, sistemas storage e equipamentos de imagens médicas.

A Intel lançou dois processadores de quatro núcleos para aplicações embarcadas na terça-feira (03/04), oferecendo mais potência que o Xeon Woodcrest de núcleo duplo para desenvolvedores de infra-estrutura de comunicações, sistemas de armazenamento em rede e equipamentos de imagens médicas.O e5335 e o E5345 fazem parte da família Clovertown Quad-core Xeon, oferecendo um cache de 8MB e FSB de 1.333 MHz para aplicações embarcadas de alta performance .
Em uma época em que chips de quatro núcleos são usados principalmente em servidores, estações de trabalho ou computadores de ponta para games, o poderoso chip de 80 watts parece um pouco exagerado para plataformas embutidas, admitiu Doug Davis, vide-presidente e gerente geral do grupo de embutidos e comunicações da Intel.Mas uma tomografia computadorizada (CT) típica obtém imagens de 16 GB, de forma que usuários que manipulem muitas imagens ou estejam em um processo de análise poderão usar facilmente todo o potencial do chip quad-core. E plataformas embutidas de ponta, como a lâmina ATCA (Advanced Telecom Computing Architecture), oferecem, normalmente, envelope total de 200 watts, energia suficiente para suportar um chip da série E5300 juntamente com chipset, memória e outros periféricos, disse Davis. Ele revelou os chips na Conferência de Sistemas Embarcados em San Jose, na Califórnia.
No mesmo evento, A AMD, concorrente da Intel, lançou um tipo diferente de chip embarcado, oferecendo o chipset M690 para tarefas com alta exigência de gráficos e conectividade. Ainda na terça-feira, a Intel anunciou que está desenvolvendo um SOC (sistema em chip) para aplicações embarcadas menores, como impressão de imagens e plataformas embarcadas em automóveis usando apenas entre 15 e 75 watts. O SOC combinará o processador principal com o controle de memória e os hubs de controle taxa de tranferência, deixando mais espaço físico para os designers de eletrônicos, reduzindo três chips para apenas um. A companhia não estabeleceu uma data de lançamento do produto, segundo Davis.A Intel ainda anunciou um servidor de rede chamado NSC2U, usando um par de novos processadores da série 5300 que fornecem taxa de tranferência suficiente para tarefas como prevenção de invasão de segurança, IPTV (TV por protocolo de internet) e vídeo on-demand ou portas de VPN (rede privada virtual).A empresa vende o E5335 de 2 GHz e o E5345 de 2,33 GHz por 690 dólares (cerca de 1,4 mil reais) por chip em quantidades de mil unidades. O NSC2U IP Network Server será lançado em julho.
*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.
Fonte: IDGNow

Holandeses inspiram-se na filosofia do open source para criar carro

Um projeto desenvolvido pela Sociedade para a Natureza e Meio Ambiente da Holanda em parceria com mais três universidades daquele país (Eindhoven, Twente e Delft), resultou em um carro baseado na filosofia dos softwares de código aberto. Ou seja, o usuário pode modificá-lo conforme bem entender. O projeto foi batizado com o nome de cmmn (pronuncia-se "commom") e permite que os futuros motoristas possam alterar ou dar idéias para qualquer detalhe do veículo, desde as suas especificações técnicas até o seu design. Para isso, todo o projeto do automóvel está disponível em seu site (apenas em holandês). O objetivo de seus idealizadores é o de construir um carro ecológico e que esteja de acordo com o desenvolvimento sustentável.
Fonte: TechGuru

Escola substitui livros por PlayStation

SÃO PAULO – Uma escola de educação infantil na Inglaterra usará o PlayStation Portable em sala de aula.
Um colégio da cidade de Birmingham decidiu adotar a plataforma em lugar de livros didáticos e apostilas. Na opinião da direção do colégio, o console vai estimular as crianças a estudar mais.
Para adotar o PlayStation, o colégio desenvolveu um projeto pedagógico com a Sony, que está patrocinando a experiência. Os alunos vão rodar games sobre história, francês e geografia no console portátil. O PSP não poderá rodar jogos comuns.
Além disso, o colégio afirmou que está incentivando seus professores a criar podcasts e arquivos de vídeo que os alunos possam baixar no site da escola e carregar em seus consoles portáveis.
De acordo com a BBC, a experiência vai durar ao menos um ano.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Fonte: InfoExame

Orkut ouve os usuários brasileiros

SÃO PAULO – Orkut Buyukkokten, o criador do site de relacionamentos orkut, está no Brasil para ouvir os usuários.
Dos grupos de aficionados que a Google vem formando por várias capitais, principalmente nas universidades, Orkut quer saber da experiência de cada um no site, as dificuldades que encontra, as sugestões de novos recursos e a receptividade aos anúncios.
“Pretendemos ajustar melhor os anúncios ao conteúdo das páginas das comunidades, mas antes queremos saber qual a reação do usuário”, disse Orkut hoje de manhã em São Paulo. Além dos anúncios, está na programação da Google a ampliação da capacidade de processamento e armazenamento das páginas do orkut, melhorar a integração do site com os outros produtos da empresa e simplificar a interface.
Sobre a gerência dos conteúdos ofensivos ou ilegais publicados no site, Orkut disse que a Google mantém uma equipe de suporte que recebe as denúncias dos usuários e toma as providências. “O comportamento das pessoas no site é o mesmo que têm fora dele. Se dizemos para as crianças não entrarem em carros de estranhos, temos de dizer também como devem se proteger online”, afirmou.
Os brasileiros representam atualmente 58% dos usuários do orkut, um fenômeno que seu criador atribui a uma cultura amigável e ao uso constante da internet. Aliás, foi pela dificuldade de fazer amigos na universidade Stanford, nos Estados Unidos, onde cursou Ciências da Computação, que ele resolveu criar o site de relacionamento. Hoje, aos 32 anos, Orkut conta com 600 amigos no orkut e mais uma porção deles no mundo físico.

Lucia Reggiani, da INFO

Fonte: InfoExame


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons