sexta-feira, abril 20, 2007

Microsoft vai vender programas por 3 dólares em países subdesenvolvidos

O presidente do conselho e fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou nesta quinta-feira (19/04), em Pequim, uma iniciativa para reduzir o abismo tecnológico entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A iniciativa é uma expansão da estratégia “Potencial Ilimitado”, da Microsoft, e envolve a oferta a governos de um pacote de software de 3 dólares, chamado Student Innovation Suíte, que inclui Windows XP Starter Edition, Microsoft Office Home and Student 2007, Microsoft Math 3.0, Learning Essentials 2.0 for Microsoft Office e Windows Live Mail.
A suíte estará disponível até o final do ano para governos que se qualifiquem e que estejam trabalhando para levar PCs aos estudantes, promovendo habilidades tecnológicas. Em 2008, a Microsoft vai estender a ação a todos os países com economias de baixa ou média renda, segundo os critérios do Banco Mundial.
“Em cada país, [a iniciativa] é adequada aos interesses do governo e dos cidadãos, mas o objetivo é inovação, integração e criar empregos nestas regiões”, disse Gates, fechando o evento Microsoft Government Leaders Fórum Ásia, em Pequim.
Gates enfatizou o papel da tecnologia na educação e disse que o software é um primeiro passo para oferecer a crianças em todo mundo maior acesso à computação. Ele se referiu ao seu “produto favorito, o Windows para tablet”, dizendo que ele pode um dia substituir o papel nas escolas.“Como tempo, os estudantes não precisarão de livro de texto. O custo [do tablet] será menor do que o de comprar um livro e a experiência será dramaticamente superior”, disse Gates.Para o analista Clive Longbottom, da consultoria britânica Quocirca, a ação não é movida apenas por altruísmo.
Ele acredita que a Microsoft precisa encontrar formas mais criativas de distribuir seus softwares em mercados emergentes, onde o código aberto tem uma presença mais forte, por isso as parcerias com governos para chegar aos estudantes.
A abordagem da Microsoft se diferencia de outras ações de tecnologia para educação, como o projeto da One Laptop Per Child Project (OLPC), que pretende levar laptops ao preço de 100 dólares para uso nas escolas de países em desenvolvimento.
O Brasil já participa de testes com os notebooks educacionais, assim como outros países, entre eles Líbia e Ruanda.
Steven Schwankert - IDG News Service, China
Fonte: IDGNow

quinta-feira, abril 19, 2007

Homem é preso por usar Wi-Fi do vizinho

LONDRES - Se você usa o sinal Wi-Fi do vizinho para acessar a web de graça, cuidado. No Reino Unido isso dá cadeia.
A polícia britânica anunciou na quarta-feira ter detido duas pessoas e as notificado judicialmente por navegarem de "carona", ou seja, por usarem a conexão sem fio de outra pessoa sem autorização.
A prática, que causa severas controvérsias entre usuários de Internet, vem sendo estimulada pelo rápido crescimento nas redes de banda larga sem fio para uso doméstico, e pelo descuido dos usuários sobre a segurança de suas redes.
No sábado, um homem foi detido depois que vizinhos perceberam que ele estava usando um laptop para navegar pela Internet. Ele estava em um carro estacionado em frente a uma casa da cidade de Redditch, centro da Inglaterra.
Uma mulher de 29 anos também foi detida em seu carro, em incidente semelhante, na mesma área, em março.
Ambos os detidos receberam uma notificação oficial, que equivale a um alerta formal um passo abaixo de um processo, por "obter serviços de comunicação eletrônica desonestamente, com o objetivo de evitar pagamento".
Eles estão entre as primeiras pessoas detidas por esse tipo de prática no Reino Unido. Gregory Straszkiewicz, da região oeste de Londres, foi o primeiro a ser condenado por esse delito, em 2005. Recebeu multa de 500 libras (1.005 dólares) e foi sentenciado a 12 meses de prisão, com liberdade condicional.
"As redes sem fio não param nas paredes da casa", disse Tony Humphreys, da polícia de West Mercia. "Sem as proteções necessárias, os vizinhos ou qualquer pessoa passando na rua pode se conectar à sua rede."
Há um animado debate ético na Internet sobre a moralidade de pegar carona em redes alheias.
"Se a rede está aberta e eu não estou invadindo, é lícito usá-la", diz um participante de um fórum especializado.
Até um quarto das redes sem fio domésticas no Reino Unido não dispõem de segurança, de acordo com recente pesquisa do site financeiro www.moneysupermarket.com.
Fonte: Info Exame

terça-feira, abril 17, 2007

Philips apresenta primeiro gadget com cristais Swarovski

No último dia 08, o site Techguru anunciou uma parceria da Philips com a fabricante de cristais Swarovski para a criação de gadgets femininos e que levariam a marca Active Crystals. Pois bem. Agora, a grife anuncia o primeiro produto resultante da união: uma memória flash USB.

O pen drive tem uma capacidade de 1GB um número relativamente modesto se o usuário mexe com grande quantidade de informações. No entanto, este não é o alvo da marca, que aposta no design e nos cobiçados cristais para atrair suas consumidoras. O dispositivo chega ao mercado em agosto, mas seu preço ainda não foi divulgado.

Fonte: Techguru

Nokia lança celular banhado a ouro

Este post vale para a série ?Simplesmente um luxo... ou não?. A Nokia apresentou uma edição especial do modelo 8800, um celular que é totalmente banhado em ouro e que será vendido em edição limitada. O dispositivo - também conhecido como Sirocco Gold ? chama a atenção mais pelo fato de ser feito com o metal precioso em questão do que pelos seus recursos. Câmera de 2 megapixel, MP3 player, tela de 262 mil cores e teclado ergonômico. Preço do aparelho: mil euros. Enfim, mais indicado para aqueles que querem uma jóia, do que um telefone.

Fonte: Techguru

Jalipo é nova alternativa ao YouTube


LONDRES - A Jalipo, uma nova rede de distribuição de vídeos e programas de TV, será uma alternativa ao YouTube.
O serviço foi lançado na segunda-feira (16), com apoio de sócios que incluem a BBC World e a Al Jazeera English.
A Jalipo, que tem o ex-presidente da Sony Europe Chris Deering como presidente, oferecerá um serviço pago a clientes que querem assistir a eventos ao vivo e vídeos sob demanda.
O grupo afirma que os donos de conteúdo terão mais controle sobre seus materiais ao poderem determinar preço e onde eles estarão disponíveis. Isso evita arriscar qualquer outro acordo de distribuição dos vídeos.
"Estamos esperando criar uma maneira muito mais amigável para o usuário de comprar vídeo e isso monetiza o conteúdo online enquanto preserva os direitos", disse o presidente-executivo Alex Taylor à Reuters.
"Isso não é voltado para o conteúdo gerado por usuários. Se você quiser nos definir, eu diria que estamos na outra ponta do mercado em relação ao YouTube. Este site tem direitos autorais protegidos, tem veiculação restrita e gera receita a cada minuto."
Deering disse que o Jalipo permitirá que uma quantidade muito maior de conteúdo seja disponibilizada aos consumidores e que esse conteúdo poderá ser licenciado a outros sites. Os usuários pagarão taxas baseadas em minutos de utilização.
A Jalipo assinou acordos de conteúdo com BBC World, Al Jazeera English, o canal de notícias France 24 e Bloomberg, entre outros. A empresa planeja acertar mais acordos para exibição de eventos esportivos, concertos e filmes independentes.
Fonte: InfoExame

Silverlight vem para brigar com Flash

SÃO PAULO - A plataforma Silverlight vem para concorrer com o Flash na área de RIAs (Rich Internet Applications).
A tecnologia foi demonstrada pela Microsoft na NAB 2007, evento de telecomunicações organizado pela NAB (National Association of Broadcasters), entidade que representa os grandes conglomerados de mídia dos Estados Unidos.
A Silverlight é o novo nome do WPF/E (Windows Presentation Foundation Everywhere), plataforma da Microsoft para criação de aplicativos multimídia para internet. Espera-se que a Silverlight seja um concorrente direto do Flash, da Adobe, atualmente a alternativa mais popular para a construção de aplicativos multimídia para a web.
Do lado do usuário, a plataforma Silverlight consiste basicamente de um plug-in para navegadores. Ele está disponível atualmente para Windows e Macintosh e é necessário para que se tenha acesso a conteúdos produzidos para Silverlight. Por enquanto, não há versão para Linux.
Do lado do desenvolvedor, a Silverlight é um SDK (Software Development Kit) com bibliotecas, documentação, exemplos de código e ferramentas para montagem de aplicações que combinem gráficos vetoriais, animação, vídeo e áudio, entre outros elementos. Para manipular esses componentes, pode-se usar Ajax e XAML (linguagem baseada em XML adotada pela Microsoft). Os componentes de desenvolvimento estão disponíveis apenas para a plataforma Windows.
Tanto o plug-in quanto o SDK ainda estão em fase CTE (Community Technology Preview), um estágio inicial de desenvolvimento. Mas usuários mais curiosos já podem fazer o download (plug-in e SDK).
A resposta da Adobe
A Adobe também aproveitou a NAB 2007 para mostrar que não está dormindo no ponto. A empresa demonstrou o Adobe Media Player, um player de vídeo para desktop que terá suporte a arquivos Flash com DRM.
No início deste ano a Adobe já tinha visto a Microsoft colocar um pé em seu território com o anúncio da suíte Expression. O pacote de programas da MS tem ferramentas para montagem de websites e criação de ilustrações, entre outros recursos.
Fonte: InfoExame


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