quarta-feira, fevereiro 28, 2007

TV a cabo digital: a qualidade vale a pena?

Segundo o professor do Laboratório de Rádio e TV Digital da Universidade Mackenzie, Gunnar Bedicks Jr., as três principais operadoras de TV a cabo do Brasil (Net, TVA e Vivax) adotaram o padrão de TV Digital europeu, DVD-C (digital vídeo broadcasting – Cabo). “Esse padrão é stander definition, ou seja, não é de alta definição, suporta no máximo 480 linhas, o que significa que tem uma qualidade comparada a DVD atual”, explica.

Por isso, se o assinante de TV a cabo digital comprar uma TV de plasma ou LCD e conectá-la ao provedor, ele terá uma imagem pior que a de um aparelho analógico. “Isso acontece porque tanto o plasma, quanto o LCD foram desenvolvidos para trabalhar num formato de alta definição”, justifica o especialista.

Além disso, os serviços de TV a cabo digital disponíveis atualmente no mercado nacional têm conteúdo produzido em 4x3, assim como na TV analógica. Já as TVs de Plasma e LCD têm formato 16x9, especifica Bedicks. “Se você joga um conteúdo 4x3 em uma TV preparada para 16x9 terá distorção e desproporção de imagem”, completa.

A dica do professor é continuar com a TV analógica até que as operadoras de TV a cabo passem a produzir conteúdo em alta definição . “Quando a TV aberta começar a transmitir em alta definição, as operadoras de TV a cabo não estarão preparadas para transmitir com a mesma qualidade. Logo, a imagem da aberta será superior a do cabo”, finaliza.

Plasma ou LCD?

Na hora de comprar leve em consideração três pontos: preço, qualidade de imagem e tempo de duração. Por exemplo, se você faz questão de uma tela grande, as TVs de plasma são mais baratas. Mas em longo prazo o LCD pode ser mais econômico porque consome menos energia.

Em relação à imagem, o plasma leva vantagem porque você consegue ver a imagem de qualquer ângulo. O plasma também ganha no contraste da imagem. Já as TVs de LCD são melhores na definição. Mas mesmo que você tenha TV digital a cabo, vale lembrar que a alta qualidade da imagem depende da implantação da TV Digital no Brasil, o que deve a acontecer ainda em 2007, na cidade de São Paulo.

Plasmas e LCDs têm vida útil estimada de 60 mil horas, mais ou menos sete anos com a TV ligada direto. Mas o plasma perderá metade da luminosidade nesse prazo

Fonte: WNews

0 comentários:


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons