quinta-feira, novembro 09, 2006

Filmes e vídeos: a luta por inserir a internet em todos os suportes

As concorrentes do setor da informática Microsoft e Apple, bem como operadoras de telefone ou de TV a cabo, gigantes da internet e fabricantes de microchips lutam para atrair o futuro mercado dos filmes baixados da internet e que podem ser assistidos em qualquer suporte, do aparelho de televisão ao telefone celular.


Microsoft planeja lançar em 22 de novembro um site de download de filmes e programas de televisão para seu console de jogos Xbox, uma nova etapa para receber imagens pela internet e vê-las em outros suportes além do computador.

Por sua vez, segundo o Wall Street Journal, a operadora telefônica americana Verizon negocia com o site de vídeos YouTube (comprado recentemente pelo grupo Google) para que se possa receber nos telefones celulares vídeos do YouTube. O vídeo baixado na rede chegará, assim, a um novo suporte e além disso, sem fio.

Uma série de iniciativas recentes ilustra a feroz concorrência neste novo setor.

Amazon e Apple criaram sites de downloads de filmes para serem assistidos no computador ou no reprodutor portátil iPod, produzido pela marca da maçã. Ao comprar o YouTube, a gigante da internet Google apostou também no vídeo on-line, fonte de crescentes rendimentos publicitários (em 2007 espera-se que cresçam 89%, segundo o instituto eMarketer).

"Todos buscam o elo que falta: um aparelho que vincule o computador à televisão para ver filmes, vídeos, fotos, (ouvir) música digital e levá-lo para todos os lugares", explicou o analista Phil Leigh, da Inside Digital Media.

"A Apple pode dar um passo à frente com seu iTV, (com lançamento) previsto para o início de 2007, um aparelho que permitirá a um aparelho de televisão transmitir filmes baixados da internet", afirmou, acrescentando que "cada vez mais o vídeo será obtido sem-fio e em banda larga".

Cada setor tenta encontrar a solução mágica: Intel e AMD nos chips, grupos como Netgear e D-Link com caixas digitais, e também a Cisco ou grupos objetos eletrônicos maciços, como Sony e Samsung.

"Várias tecnologias competem: transportar os dados no circuito eletrônico ou transmitir sem-fio", resumiu.

"A Microsoft tem uma estratégia muito maior que a Apple", avaliou Joe Wilcox, analista do JupiterResearch. "Quer oferecer uma nova forma de entretenimento em todos os suportes, com conteúdo, e promovendo também seu sistema operacional Windows para conquistar um novo lugar na sala" das casas.

Segundo, a Microsoft oferecerá também a longo prazo filmes para baixar não só em seu Xbox, mas também em seu novíssimo reprodutor portátil Zune, que será lançado em 14 de novembro nos Estados Unidos.

A Apple tem alguns pontos contra, como a de querer vender apenas filmes pela internet, daí a reticência dos estúdios: só a Disney aceitou estar na plataforma de downloads da Apple.

Enquanto isso, a Microsoft acertou com vários estúdios, entre eles Paramount e Warner, a oferta de filmes para Xbox unicamente para aluguel.

"O modelo do aluguel, provavelmente mais barato para o consumidor, também é mais flexível. Quem quer comprar um filme que se pode ver em um único aparelho?", questionou Wilcox.

O mesmo problema tem a Sony, que concebeu para seu novo console de jogos Playstation 3, que será lançado em 17 de novembro, uma tecnologia que permite ver filmes de alta qualidade, mas unicamente no Playstation 3 Portátil (PS3P).

"Tudo dependerá do aparelho que as pessoas escolherem: a guerra da sala de televisão está aberta", acrescentou Wilcox.

Fonte: IG Ultimo Segundo

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